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Exemplos de ferramentas de coaching

Tal como acontece com muitas práticas realizadas hoje, as origens do coaching como o conhecemos têm raízes que remontam à Grécia antiga.

Fornecendo algumas das primeiras incursões registradas da humanidade no mundo do coaching e da teoria do coaching, o renomado filósofo grego antigo Sócrates fez perguntas metodicamente e se engajou no diálogo para obter verdade e conhecimento.

Aristóteles acreditava que um objetivo de vida é a busca do bem-estar através do desenvolvimento de virtudes.

A partir desses primórdios, o século 20 viu um crescimento exponencial no coaching em ambientes pessoais, de saúde, de trabalho e executivos; evoluindo de uma prática inicialmente recebida com escárnio para uma atividade mainstream bem pesquisada praticada virtualmente em todo o mundo.

No artigo a seguir, vamos dar uma olhada na teoria do coaching, alguns exercícios eficazes e atividades que podem ser aplicadas às suas sessões de coaching e planilhas e outros recursos para ajudá-lo a moldar e adaptar seus programas para atender às necessidades de seus clientes.

Antes de continuar, achamos que você gostaria de baixar nossos três Exercícios de Psicologia Positiva gratuitamente . Esses exercícios baseados na ciência explorarão aspectos fundamentais da psicologia positiva, incluindo pontos fortes, valores e autocompaixão, e fornecerão as ferramentas para melhorar o bem-estar de seus clientes, alunos ou funcionários.

Este artigo contém:

Um olhar sobre a teoria do coaching

O coaching é baseado em teorias de aprendizagem cognitiva e comportamental. A prática de coaching mais eficaz integra condicionamento clássico, reforço, aprendizado transformador e teorias de aprendizado experiencial para fazer mudanças duradouras por meio do processo de aprendizado profundo.

Fazel (2013) sugeriu que, sem entender as teorias de aprendizagem, o coaching não pode efetivamente facilitar o aprendizado e os resultados, portanto, a prática do coaching pode potencialmente desmoronar em um abismo teórico.

A teoria do coaching tem suas raízes em uma infinidade de disciplinas, incluindo filosofia, sociologia e antropologia, esportes e ciência da comunicação.

Embora muitas pesquisas iniciais se concentrem em examinar e desenvolver práticas eficazes de coaching nas áreas de esportes e psicologia clínica, as últimas décadas viram pesquisas florescentes nas áreas de coaching psychology e psicologia positiva – dois campos que se concentram no aprimoramento do desempenho, aspectos positivos da natureza humana , e os pontos fortes dos indivíduos (Passmore, 2010).

Portanto, supôs-se que a psicologia positiva pode oferecer uma solução para a falta de fundamentação teórica e fornecer uma estrutura robusta para a pesquisa em coaching.

Em essência, podemos ver que o coaching é eficaz, mas por que é assim? Quais mecanismos psicológicos são empregados e como podemos adaptar as práticas de coaching para maximizar sua eficácia em todos os contextos?

Kemp (2004) descreveu o coaching como a aplicação da psicologia positiva, enquanto Seligman (2007) sugeriu que a psicologia positiva é a inegável espinha dorsal teórica do coaching. Ele teorizou que as intervenções de coaching bem-sucedidas deveriam incorporar três conceitos fundamentais por trás da psicologia positiva para limitar o escopo da prática, a saber: emoções positivas, engajamento e significado.

Exemplos de Coaching Eficaz

O coaching é uma ferramenta valiosa para desenvolver uma ampla gama de habilidades; essencialmente fornecendo um espaço para um desenvolvimento pessoal profundo e permitindo que os gerentes traduzam insights pessoais em melhor desenvolvimento organizacional (Wales, 2003).

Descobriu-se que o coaching melhora a autoconsciência, a autoaceitação, o bem-estar, a capacidade de gerenciar o estresse, as habilidades de comunicação e liderança, o alcance de metas, a autoconfiança e uma infinidade de outros resultados benéficos (Fazel 2013). Então, quais são os componentes essenciais de um coaching eficaz?

1. Confiança

O coaching, por sua própria natureza, é baseado na confiança. Estabelecer e manter uma relação de confiança é fundamental para melhorar o processo de coaching. Em um relacionamento de coaching com confiança mútua, aqueles que estão sendo treinados terão confiança no processo enquanto o coach, em troca, terá confiança no comprometimento do coachee.

Se não houver confiança, segue-se que o relacionamento e a confiança no coach também sofrerão – assim como a eficácia do processo de coaching. É lógico que é mais provável que levemos em consideração as lições oferecidas quando percebemos que elas vêm de uma fonte competente e conhecedora. Além disso, como coaches (e seres humanos) é mais fácil trabalhar com aqueles que são receptivos e engajados positivamente com o processo.

Do ponto de vista neurológico, o altruísmo, a empatia e outros comportamentos pró-sociais podem desencadear a liberação de ocitocina, um hormônio associado ao vínculo. Por sua vez, o vínculo pode influenciar positivamente as autoavaliações de bem-estar e medidas de confiança, criando assim um ambiente de coaching aberto e honesto (Kosfeld, Heinrichs, Zak, Fischbacher, & Fehr, 2005).

Independentemente da experiência e do nível de habilidade possuído por um coach, na ausência de confiança, um coachee terá dificuldades para ser aberto, honesto e reflexivo. Além disso, se a relação coach-coachee for ruim, é provável que o nível de confiança do cliente em sua própria capacidade de atingir metas seja reduzido (de Haan, Grant, Burger, & Eriksson, 2016).

2. Clareza e Responsabilidade do Cliente

Esclarecer as expectativas nos estágios iniciais do coaching é essencial para resultados eficazes. Segundo Schmidt (2003), o fracasso do coaching pode ocorrer quando o coachee não está disposto a refletir e/ou se recusa a assumir a responsabilidade pelo seu desenvolvimento e ações.

Além disso, se o coachee tiver expectativas altas ou irracionais do processo de coaching e delegar toda a responsabilidade pelo progresso ao coach, é improvável que o relacionamento seja bem-sucedido.

Schmidt (2003) também indicou que bastante tempo deve ser investido no início de um programa para estabelecer transparência sobre o processo de coaching e as responsabilidades de cada parte. Dessa forma, as bases são estabelecidas para uma sólida compreensão do que está por vir e o risco de mal-entendidos e fracassos é minimizado.

3. Objetivos

O coaching é, em sua essência, uma atividade orientada por objetivos. A pesquisa sobre estabelecimento de metas (Latham & Locke, 1991) enfatiza a importância de metas que sejam específicas e desafiadoras, mas atingíveis. Um coach eficaz é aquele que garante que os objetivos do cliente atendam a esse critério, ao mesmo tempo em que antecipa os possíveis obstáculos que podem impedir o alcance desses objetivos.

A criação de metas e planos de ação melhora o desempenho e facilita o alcance de metas. Grant (2014) descobriu que um relacionamento coach-cliente focado em objetivos era um poderoso preditor do sucesso do coaching e que os objetivos iniciados pelo cliente e não pelo coach estavam positivamente relacionados aos resultados bem-sucedidos do coaching.

Os coaches devem orientar seus clientes cuidadosamente através do processo de definição de metas, avaliando e possivelmente abandonando metas que parecem improváveis ​​de serem alcançadas. Por exemplo, os clientes podem ser solicitados a avaliar em uma escala de 1 a 10 o quanto estão comprometidos com um objetivo específico.

Se o cliente claramente não tem interesse ou compromisso, o coach pode ajudar a identificar e focar em objetivos mais importantes (Gregory, Beck, & Carr, 2011).

4. Feedback e Avaliação

Para iniciar e sustentar a mudança comportamental, é imperativo que o coachee receba informações sobre seu progresso ou a falta dele (Gregory, Beck & Carr, 2011).

Um grande número de estudos tem enfatizado a importância do feedback para um coaching eficaz, com muitos considerando-o uma atividade integral dentro do processo de coaching que revela a descontinuidade entre o desempenho desejado e o atual (Ellinger & Bostrom, 1999).

Kluger & DeNisi (1996) sugeriram que treinadores eficazes são aqueles que estão atentos ao tipo de feedback que comunicam. Ao fornecer feedback, os coaches devem escolher a linguagem com cuidado para facilitar as mudanças motivacionais e comportamentais (consulte nossas ferramentas de motivação ) e para ajudar os clientes a reconhecer que mesmo o feedback negativo tem valor.

5 ferramentas de coaching que você pode experimentar hoje

No coaching, às vezes, menos é mais. Alguns dos exercícios de coaching mais eficazes costumam ter um design minimalista. A seguir estão algumas ideias simples de coaching que podem ser facilmente incorporadas à sua prática de coaching para desenvolver e apoiar a comunicação e manter uma forte conexão entre você e seus clientes:

1. A Roda da Vida

Roda da Vida é uma ferramenta de coaching simples, mas eficaz, que permite que os clientes compreendam onde estão atualmente e onde gostariam de estar no futuro.

Através da avaliação de diferentes aspectos da vida e objetivos atuais, a Roda da Vida incentiva a autorreflexão, ajuda seus clientes a obter insights sobre seu equilíbrio e níveis de satisfação com a vida e identificar seus pontos fortes e fracos.

Como coach, você pode utilizar este exercício para ajudar seus clientes a entender por que a roda da vida é do jeito que é, como eles gostariam que fosse a roda e como fazer essas mudanças acontecerem.

A satisfação com a vida é medida juntamente com domínios de vida predefinidos, normalmente incluem áreas como: finanças, carreira, saúde e fitness, recreação, comunidade, relacionamentos, amor, crescimento pessoal, espiritualidade e ambiente físico.

Quando os domínios da vida do cliente forem identificados, eles os classificarão individualmente em uma escala de 0 a 10, de modo a refletir seu nível de satisfação nessa área específica. Após a conclusão da avaliação, tanto o cliente quanto o profissional têm uma representação visual da satisfação com a vida.

A partir disso, os clientes podem entender onde estão atualmente, onde gostariam de estar no futuro e, principalmente, quais domínios exigem mais atenção.

2. O Exercício de Gratidão ‘Três Coisas Boas’

A expressão de gratidão demonstrou contribuir para emoções positivas e, por sua vez, para o bem-estar geral (Emmons & McCullough, 2003).

O exercício das Três Coisas Boas (Seligman, 2005) é uma forma eficaz de promover o bem-estar através da prática regular da gratidão. A premissa básica do exercício é simples; pense e escreva três coisas positivas que aconteceram hoje e explicações causais de por que elas aconteceram.

A eficácia das Três Coisas Boas depende da reflexão e da repetição. O grau em que os clientes continuam com o exercício medeia os benefícios a longo prazo. Seligman, Steen, Park & ​​Peterson (2005) descobriram que completar o exercício regularmente ao longo de um mês resultou em um aumento na felicidade com os efeitos positivos duradouros em três e seis meses de acompanhamento.

Você pode aprender mais sobre este exercício no Kit de Ferramentas de Psicologia Positiva .

3. Uma porta se fecha, uma porta se abre

Alexander Graham Bell uma vez supôs:

Quando uma porta se fecha, outra se abre, mas tantas vezes olhamos tanto e com tanto pesar para a porta fechada, que não vemos as que se abrem para nós.

Esta citação encapsula perfeitamente o ethos por trás do exercício One Door Closes.

Desenvolvido por Rashid (2008), One Door Closes é uma forma eficaz de desenvolver otimismo e reformular eventos negativos de uma forma mais positiva.

Neste exercício, convide os clientes a relembrar sua vida e a pensar em uma ocasião em que não conseguiram alcançar seu objetivo. O cliente é então convidado a considerar e anotar as coisas positivas que aconteceram como resultado do fechamento da primeira porta; reenquadrando assim os resultados negativos de forma positiva.

Este exercício também pode ser praticado pelo cliente fora do ambiente de coaching. Em vez de pensar em uma vida inteira, os clientes podem realizar o exercício regularmente ao longo de sua rotina semanal, fazendo a pergunta: Que falha levou a consequências positivas imprevistas?

4. A Roda das Estratégias de Enfrentamento

Estratégias de enfrentamento eficazes são um importante mediador entre eventos de vida negativos e bem-estar psicológico (Herman-Stahl, Stemmler & Peterson, 1994).

Skinner & Zimmer-Gembeck (2007) identificaram 12 categorias hierárquicas comuns de enfrentamento. Estes incluem resolução de problemas, busca de apoio, fuga, distração, reestruturação cognitiva, ruminação, desamparo, retraimento social, regulação emocional, busca de informações, negociação, oposição e delegação.

A roda de estratégias de enfrentamento pode ser usada para detectar estratégias de enfrentamento adaptativas ou não adaptativas – essas informações podem ser utilizadas para considerar e introduzir estratégias mais eficazes.

Confira o Kit de Ferramentas de Psicologia Positiva para saber mais sobre a Roda de Estratégias de Enfrentamento e a melhor forma de usá-la em seu processo de coaching.

5. Usando a Força de uma Nova Maneira

Usar os pontos fortes de novas maneiras tem efeitos positivos a longo prazo na felicidade, bem-estar, estresse, vitalidade, autoestima e afeto positivo (Seligman, Steen, Park & ​​Peterson, 2005; Wood, 2010).

Para iniciar este exercício, os clientes devem selecionar um de seus principais pontos fortes e identificar onde essa força já está em ação, depois se esforçar para praticar a força de uma nova maneira no trabalho, em casa ou no lazer. O coachee deve se comprometer a usar essa força de novas maneiras, todos os dias durante uma semana.

Coach e cliente podem discutir áreas nas quais essa força característica pode ser aplicada para melhorar ou tirar o máximo proveito de uma determinada situação. Por exemplo, como um cliente pode usar a força da gratidão para se concentrar diante da ansiedade de falar em público? Ou usar a força da curiosidade para se envolver com novas pessoas?

Ferramentas de avaliação de coaching

Um dos melhores mecanismos para determinar os resultados é fornecer medidas pré e pós-avaliação. Uma ampla gama de testes, técnicas de dimensionamento e questionários podem ser usados ​​para avaliar os pontos fortes do cliente, o progresso, o estabelecimento de metas e a satisfação em relação aos resultados desejados ou para esclarecer seu compromisso no futuro.

1. Escala de Avaliação de Processo (PES: Ianiro, Lehmann-Willenbrock, & Kauffeld, 2014)

O PES é uma ferramenta útil para avaliar o alcance das metas do coachee. Os entrevistados são solicitados a avaliar seu grau atual de realização de metas em uma escala de 1 ( nada alcançado ) a 10 ( totalmente alcançado ).

Quando tomados regularmente, por exemplo, no início de cada sessão, os valores médios podem ser calculados em todas as metas definidas para cada cliente. O sucesso do cliente em atingir suas metas individuais pode ser entendido em termos de progresso e alcance de metas gerais.

A Escala de Realização de Metas (GAS) é outra opção que pode ser usada como meio de avaliar dados de resultados de coaching. O GAS permite a medição do alcance de metas qualitativas, incorporando uma medida quantitativa por meio de uma escala Likert de 5 pontos, na qual o alcance de metas é medido de -2 ( pior resultado esperado ) a +2 ( melhor resultado esperado ).

Embora o PES e o GAS tenham se mostrado eficazes na avaliação do progresso em direção às metas específicas do programa (MacKay & Lundie, 1998), vale ressaltar que, como muitos instrumentos de autorrelato, essas ferramentas de avaliação são suscetíveis a distorções e vieses. devido a racionalizações de desempenho.

2. O Inventário de Forças VIA (VIA-IS: Peterson & Seligman, 2004)

Desenvolvido como um método para avaliar valores e pontos fortes individuais, o VIA-IS pode ser uma experiência esclarecedora tanto para o cliente quanto para o coach. Seligman & Csikszentmihalyi (2000) afirmaram que muito do melhor trabalho realizado no consultório amplifica os pontos fortes e não os pontos fracos dos clientes.

Linley et al., (2010) exploraram as conexões entre uso de pontos fortes, progresso de metas, necessidades psicológicas e bem-estar. Os resultados deste estudo sugerem que aqueles que utilizaram seus pontos fortes de assinatura fizeram objetivos mais autoconcordantes, mais progresso em direção a seus objetivos e exibiram maior bem-estar geral.

Isso não quer dizer que os valores para os quais um cliente registra uma pontuação baixa devam ser ignorados, mas os resultados mais positivos surgem de intervenções de coaching que buscam promover essas habilidades já em abundância.

3. O Inventário de Competências do Líder (LCI: Kelner, 1993)

O LCI é um método de auto-relato para medir o uso individual de quatro dimensões específicas de liderança – busca de informações, pensamento conceitual, orientação estratégica e orientação de serviço.

Os entrevistados são solicitados a declarar o grau em que demonstraram ou viram vários comportamentos. O LSI pode ser particularmente benéfico em negócios e coaching executivo para aumentar o impacto de um líder e para medir, fortalecer e desenvolver habilidades de liderança.

4. O Inventário de Habilidades de Liderança (LSI: Karnes & Chauvin, 1985)

O LSI é uma autoavaliação de 56 itens desenvolvida principalmente para líderes, incentivando-os a avaliar suas próprias habilidades em relação às cinco dimensões da liderança: habilidades de autogestão, habilidades de comunicação interpessoal, habilidades de consultoria para o desenvolvimento de grupos e organizações e habilidades de versatilidade. .

Os clientes são solicitados a responder usando uma escala de 10 pontos que varia de “Esta habilidade é nova para mim” a “Eu posso executar bem a habilidade. Eu posso ensinar os outros também.” O LSI mostrou validade concorrente e de construto e é uma avaliação eficaz das habilidades de liderança (Edmunds, 1998).

5. A Escala de Satisfação com a Vida (SWLS: Diener, Emmons, Larsen e Griffin, 1985)

O SWLS é uma escala de 5 itens projetada para medir julgamentos cognitivos de satisfação com a vida. Os entrevistados indicam o quanto concordam ou discordam de cada afirmação em uma escala de 7 pontos de 1 (discordo totalmente) a 7 (concordo totalmente).

O SWLS é uma medida válida e confiável de satisfação com a vida, adequada para uso em uma ampla gama de faixas etárias e aplicações. Além disso, a escala de satisfação mostrou sensibilidade suficiente para ser eficaz na detecção de mudanças e no acompanhamento do progresso em termos de satisfação com a vida durante o curso das intervenções de coaching (Pavot, Diener, Colvin, & Sandvik, 1991).

5 atividades para implementar em sua prática de coaching

As atividades que você implementa podem ter um enorme impacto na eficácia do seu coaching. Pensar em novas maneiras de ajudar na definição de metas, motivação e acompanhamento do progresso pode ser oneroso e demorado, por isso fizemos parte do trabalho duro para você. As atividades a seguir podem ser usadas para adicionar um pouco de variedade ou uma nova abordagem às suas sessões de coaching.

1. Visualização de Objetivos

À medida que as pessoas se aproximam de um objetivo, as representações externas, que aumentam a facilidade de visualização do objetivo, aumentam a busca pelo objetivo (Cheema & Bagchi, 2011). Especificamente, metas fáceis de visualizar são percebidas como mais atingíveis e, portanto, incentivam maior esforço e comprometimento do que metas que são mais difíceis de prever.

Eficaz em contextos variados, a visualização do progresso da meta também aumenta a motivação à medida que as pessoas se aproximam de sua meta, o que, por sua vez, aumenta o esforço e o comprometimento.

Tal como acontece com os principais princípios de definição de metas estabelecidos por Locke & Latham (1991), as metas estabelecidas dentro de um contexto de coaching devem ser desafiadoras, mas atingíveis – os efeitos benéficos da visualização existem apenas quando as pessoas estão próximas da meta (Cheema & Bagchi, 2011).

ferramenta de visualização de metas visa aumentar as expectativas de sucesso, aumentar a motivação e o envolvimento emocional e iniciar ações de planejamento e resolução de problemas por meio da promoção do comportamento direcionado a metas. O objetivo, como mostrado abaixo, é usar imagens para ajudar os clientes a cultivar uma visão mental baseada em expectativas positivas, que são mais motivadoras do que fantasias positivas.

Exemplo de Ferramentas de Coaching Quenza 1

Nesta imagem, usamos o aplicativo de coaching online Quenza para compartilhar o mp3 com nossos clientes, para que eles possam repetir o exercício como lição de casa. Isso fortalecerá ainda mais suas imagens mentais relacionadas ao objetivo, aumentando assim sua motivação.

Para visualizar uma meta é essencial que o objetivo seja considerado cuidadosamente; seja pessoal, educacional ou relacionado ao trabalho, o objetivo deve ser específico e claro para visualizá-lo de forma eficaz.

Uma vez que um objetivo tenha sido definido, o coach deve pedir ao cliente que imagine seu futuro e os passos que ele pode tomar no processo de alcançar seu objetivo: em quatro semanas, que decisões eles tomarão para avançar no alcance do objetivo?

Em seis meses, quando/se eles estiverem mais perto de atingir seu objetivo, como isso os fará sentir? Visualize a realização desse objetivo; quais emoções você está experimentando? Onde está você? O que você está fazendo?

A visualização de metas é essencialmente pensar no objetivo e nas ações necessárias para alcançá-lo. Imaginar não apenas o objetivo final, mas também as etapas incrementais para atingir esse objetivo estimula a reflexão sobre o processo envolvido.

Ao olhar para trás em uma jornada imaginada para o sucesso, os clientes podem considerar melhor as estratégias que podem usar, os desafios pessoais que podem enfrentar e as mudanças diárias que podem fazer para atingir seu objetivo.

2. Entrevista motivacional

Desenvolvida por Miller e Rollnick (2002) , a entrevista motivacional (EM) é um processo colaborativo e autodirigido que enfatiza o cliente/coachee como o responsável final por fazer e sustentar a mudança. Envolve a aplicação de quatro princípios básicos, expressar empatia, desenvolver discrepância, rolar com resistência e apoiar a autoeficácia.

A MI estabelece as bases para uma prática de coaching eficaz, incentivando o cliente a refletir sobre seu comportamento atual, seu efeito mais amplo em seus colegas, amigos e familiares e incentivando metas intermediárias e de longo prazo (Greif, 2007).

De acordo com Miller & Rollnick (1991), um entrevistador motivacional eficaz deve:

  • Expresse empatia através da escuta reflexiva.
  • Desenvolva uma discrepância entre os objetivos ou valores dos clientes e seu comportamento atual.
  • Evite discussões e confrontos diretos.
  • Ajuste-se à resistência do cliente em vez de se opor a ela diretamente.
  • Apoie a autoeficácia e o otimismo.

3. Revisão do Progresso da Meta Pessoal

Como discutido anteriormente, as metas e o estabelecimento de metas dentro do processo de coaching são essenciais para a eficácia do coaching. De acordo com a teoria do estabelecimento de metas (Locke e Latham, 1991), o estabelecimento de metas é mais eficaz na presença de feedback inequívoco que permite que o progresso seja monitorado com frequência e para reavaliação quando necessário.

A Revisão do Progresso da Meta Pessoal é uma ferramenta de auto-reflexão que ajudará os clientes a monitorar o progresso em direção ao alcance da meta, revisando regularmente o progresso que fizeram de maneira consciente, sem autojulgamento.

Juntamente com o cliente, pense em algumas perguntas essenciais que ajudarão a acompanhar seu progresso, por exemplo:

  • Quais tarefas concluí no último mês das quais me orgulho?
  • Quais são minhas metas para o próximo mês?
  • Que problemas tenho enfrentado? Estes foram resolvidos?
  • O que ainda deve ser alcançado? O que preciso fazer para atingir esses objetivos?

As respostas a essas perguntas devem ser revisadas mensalmente para monitorar consistentemente o progresso da meta.

Confira o Kit de Ferramentas de Psicologia Positiva se quiser acessar e aprender mais sobre a Revisão de Progresso de Metas Pessoais.

4. Diário Reflexivo

De acordo com Colton & Sparks-Langer (1993) diário reflexivo:

  1. Serve como um registro permanente de pensamentos e experiências.
  2. Fornece um meio de estabelecer e manter um relacionamento com os instrutores.
  3. Serve como uma saída segura para preocupações e frustrações pessoais.
  4. Serve como uma ajuda para o diálogo interno.

A autoavaliação reflexiva demonstrou ter um impacto positivo tanto no crescimento intelectual quanto na autoconsciência, indicando que a percepção positiva e a compreensão profunda das próprias emoções, pontos fortes e fracos permitem que os indivíduos se afastem e reflitam sobre suas ações (Palmer; Bums & Bulman, 1994).

As reflexões do cliente podem ser revisadas e revisitadas a qualquer momento, assim é possível o esclarecimento progressivo dos insights (Hiemstra, 2001). A inclusão do registro no diário durante o processo de coaching permite que os clientes registrem seu crescimento, desenvolvimento e sucesso. Quando os marcos pré-acordados são alcançados, tanto o cliente quanto o coach podem ver as ações que levaram a essa conquista.

Dedicar algum tempo para anotar pensamentos, ideias e emoções os torna tangíveis e reais, permitindo assim que os clientes adotem uma nova perspectiva e se observem à distância.

Você pode encontrar uma seleção útil de instruções de escrita reflexiva gratuitamente aqui.

5. O Medidor de Emoções

Desenvolver a Inteligência Emocional é adquirir as habilidades para gerenciar emoções – tanto as negativas quanto as positivas. A inteligência emocional melhora a capacidade de se comunicar e se relacionar de forma mais eficaz com os outros, resolver problemas mais prontamente, gerenciar mudanças e construir confiança (Csikszentmihalyi & Csikszentmihalyi, 2006).

Indivíduos que têm dificuldade em identificar suas emoções podem, consequentemente, não ter a capacidade de tomar consciência de estados emocionais que se beneficiariam da regulação na vida cotidiana.

O exercício Medidor de Emoções foi desenvolvido para desenvolver as habilidades de reconhecer e rotular emoções, ajudando os clientes a rastrear suas emoções em pontos regulares ao longo do dia. Os clientes são convidados a se conectar com sua experiência emocional atual, prestando atenção a quaisquer sensações físicas que possam experimentar.

Após observação cuidadosa de seu estado emocional atual, a agradabilidade da emoção e seus níveis de energia atuais são classificados em uma escala de 1 a 10. As pontuações aqui reunidas corresponderão a uma emoção no medidor de emoção, por exemplo, uma pontuação de agradabilidade de 7 e uma pontuação de energia de 8 corresponde a estar focado, enquanto uma pontuação de agradabilidade de 3 e uma pontuação de energia de 7 corresponde a sentir-se preocupado.

Desenvolver a autoconsciência emocional requer prática. Com o tempo, esse exercício pode se tornar uma ferramenta intuitiva e poderosa para os clientes reconhecerem seu estado emocional, reconhecerem as emoções que estão experimentando e expandirem seu vocabulário emocional.

Se você estiver interessado em aprender as habilidades necessárias para treinar profissionalmente a inteligência emocional , confira a Masterclass © de Inteligência Emocional.

5 Intervenções de Coaching

1. Intervenção de atenção plena

Mindfulness e coaching como parceria metodológica têm despertado interesse teórico e de pesquisa, cujos resultados indicam a eficácia das práticas de mindfulness quando aplicadas ao contexto de coaching – tanto para o coach quanto para o cliente (Spence, Cavanagh & Grant, 2008).

Isso talvez não seja surpreendente quando você considera a importância da atenção no momento e da consciência sem julgamento, tanto na atenção plena quanto nas práticas de coaching eficazes.

Existem muitos métodos pelos quais a atenção plena pode ser incorporada ao paradigma do coaching, um dos quais é a Meditação de Varredura Corporal. Como muitas meditações guiadas, exercícios respiratórios e outras intervenções de atenção plena, o Body Scan funciona particularmente bem quando usado como uma ferramenta de treinamento online:

Exemplos de Ferramentas de Coaching Quenza 2

A varredura do corpo tem sido associada a uma mudança perceptiva na qual pensamentos e sentimentos são reconhecidos como eventos que ocorrem no campo mais amplo da consciência. Este exercício flexível pode ser aplicado presencialmente ou digitalmente usando plataformas de coaching como o Quenza (foto) .

Além disso, com a prática regular, a varredura do corpo tem sido associada à diminuição da ruminação, aumento da tendência a descrever experiências e aumento da autocompaixão (Sauer-Zavala, Walsh, Eisenlohr-Moul, & Lykins, 2013).

A varredura do corpo desenvolve a atenção plena por meio de vários caminhos; prestando atenção a diferentes partes do corpo, por sua vez, engajando e desengajando a atenção deliberadamente e tornando-se consciente – e relacionando-se de maneira diferente – com estados mentais positivos e negativos.

Você pode aprender mais sobre este exercício e como treinar a atenção plena na Masterclass Mindfulness X.

2. Intervenção de Conscientização Motivacional

A intervenção de Consciência Motivacional Diária é usada para aumentar a conscientização do cliente sobre a motivação e até que ponto a motivação das atividades diárias é autodeterminada.

Um cliente que entende que pode impactar seus próprios níveis motivacionais está mais bem equipado para adotar as práticas necessárias para manter o impulso em direção aos seus objetivos.

O exercício de conscientização motivacional é simples de administrar e completar; os clientes são convidados a perceber o que os motiva ao longo de suas atividades diárias e a considerar os fatores que o influenciam.

Em momentos aleatórios ao longo do dia, os clientes devem pensar em suas respostas a três perguntas de “consciência”: O que estou fazendo? Por que estou fazendo isto? Onde está me levando?

As reflexões sobre essas questões são então registradas e funcionam como forma de refletir sobre seu comportamento em termos de orientação motivacional.

3. Inquérito Apreciativo

Appreciative Inquiry (AI) é uma intervenção eficaz que pode fornecer oportunidades para os coaches facilitarem os processos de aprendizagem do cliente de forma mais eficaz. A IA foi descrita por Cooperrider (1986) como uma abordagem que permite ao cliente vivenciar um processo de transformação através da exploração e descoberta de seus pontos fortes e potencial positivo.

A abordagem de coaching apreciativo desenvolve uma base para a construção de mudanças transformadoras de forma positiva; afastar o pensamento e a linguagem de uma orientação deficitária (negativa) e em direção a uma orientação mais apreciativa (positiva).

A abordagem de coaching apreciativo pode influenciar a experiência de aprendizado do cliente, aprofundando sua apreciação de suas contribuições e realizações únicas e criando soluções sustentáveis ​​por meio da descoberta colaborativa (Suess & Clark, 2014).

4. Dando Feedback Negativo Positivamente

De acordo com Cleveland, Lim, & Murphy (2007), a única tarefa mais difícil do que receber feedback de desempenho é dar feedback de desempenho.

Apesar disso, o feedback construtivo tem muitos benefícios positivos, incluindo a revelação de obstáculos que devem ser enfrentados para que o sucesso futuro seja alcançado. Lembre-se também de que provavelmente há um potencial maior para aprender com nossos erros do que com nossos sucessos.

Folkman (2006) ofereceu alguns conselhos gerais sobre como abordar o feedback negativo com clientes de coaching:

  • Concentrar-se no comportamento ou ação problemática em vez da pessoa minimizará o risco de o feedback ser interpretado como um ataque pessoal.
  • Seja construtivo, específico e sem julgamentos.
  • Explorar mutuamente caminhos futuros para melhoria ou mudança.

Você pode encontrar orientações adicionais sobre o processo de reformulação do feedback negativo de forma valiosa no Kit de Ferramentas de Psicologia Positiva .

5. Intervenção Baseada em Pontos Fortes

Pesquisas sugerem que intervenções baseadas em força são um preditor significativo de mudança no comportamento da liderança transformacional.

MacKie (2013) descobriu que as abordagens baseadas em pontos fortes oferecem uma metodologia eficaz de desenvolvimento de liderança. A abordagem dos pontos fortes no coaching estimula o desenvolvimento ao se basear nos pontos fortes existentes, em vez de tentar melhorar os pontos fracos; considere o que é forte e não o que está errado.

É provável que os clientes se sintam mais positivos sobre o processo de coaching se considerarem seus pontos fortes e como podem desenvolvê-los ainda mais, em vez de compensar suas fraquezas percebidas.

Na verdade, trabalhar com nossos pontos fortes é melhor e muito mais motivador do que trabalhar com pontos fracos (Kauffman, 2006). Por exemplo, compare as seguintes abordagens e considere como você responderia como cliente:

Uma Abordagem do Déficit
1. Pense em um aspecto do seu trabalho que você acha pesado e luta para fazer bem.
2. Formule uma meta de 12 meses para si mesmo para levar seu desempenho nesta área a um nível adequado.
3. Observe como você está se sentindo.

Uma Abordagem de Pontos Fortes
1. Pense em um aspecto do seu trabalho que você goste e no qual seja bom.
2. Formule uma meta de 12 meses para desenvolver ainda mais sua competência nessa área.
3. Observe como você está se sentindo.

23 Planilhas Úteis

Definição de metas

Esta compilação contém cinco pastas de trabalho e planilhas do blog Psicologia Positiva que o ajudarão a orientar seus clientes na definição de metas de vida eficazes e no monitoramento do progresso em direção à realização de metas.

Auto confiança

Para muitos coaches, um aspecto importante do processo de coaching é a jornada dos clientes em direção a uma maior autoconfiança. Você pode encontrar uma seleção de cinco planilhas projetadas para melhorar a autoconfiança por meio da exploração de pontos fortes, crenças centrais e autoestima.

Inteligencia emocional

Se você deseja introduzir a inteligência emocional em sua prática de coaching, esta coleção de seis planilhas de EI e cinco pastas de trabalho está repleta de maneiras de ajudar a educar os clientes sobre a importância da inteligência emocional, aprimorar a autoconsciência e a consciência social e melhorar as habilidades de autogestão.

Diário Reflexivo

Esta planilha gratuita é ótima para coaches que gostariam de introduzir o diário reflexivo em sua prática de coaching. Os exercícios incluídos fornecem sugestões instigantes para ajudar seus clientes a focar melhor sua atenção na autorreflexão e tornar o processo de escrita reflexiva um pouco mais fácil.

Esta planilha de autorreflexão faz parte de um artigo maior contendo uma infinidade de perguntas, exercícios e ferramentas de autorreflexão. O objetivo desta planilha é ajudar seus clientes a pensar sobre seus valores, pontos fortes e motivações.

Questionários de pré-coaching

A inclusão de questionários pré-coaching é essencial para identificar com precisão os níveis de desempenho no início do processo de coaching, a fim de alcançar resultados profissionais ou pessoais valiosos.

Existem vários métodos pelos quais isso pode ser avaliado, por exemplo, entrevistas de diagnóstico ou entrevistas presenciais; no entanto, o questionário pré-coaching é uma estratégia eficaz e menos demorada para coletar essas informações.

Os questionários de pré-coaching são projetados para focar em áreas específicas de desempenho ligadas a objetivos específicos de coaching. Os resultados fornecem feedback no início do programa de coaching que pode ser usado como ponto de partida para acordar objetivos e ações futuras (Cooper, 2009).

Muitos coaches incorporam questionários em seu ritual de pré-coaching como forma de garantir que os clientes estejam adequadamente preparados – e comprometidos com – agir.

Questionários abrangentes de pré-coaching são uma maneira eficiente de determinar as necessidades e expectativas de um cliente antes do coaching e monitorar o progresso ao longo do processo de coaching.

Os aspectos mais importantes do questionário são 1) garantir que as perguntas que você faz sejam relevantes e 2) usar as informações fornecidas para acompanhar essas perguntas. O questionário pré-coaching não é apenas um exercício vazio; as informações devem ser usadas para moldar sua abordagem.

As perguntas devem ser adaptadas à sua especialidade e criadas especificamente para aumentar o seu conhecimento do cliente, mas também para ajudar a aumentar a consciência do seu cliente sobre o que ele está realmente buscando.

Antes de administrar a pesquisa, um pré-teste ajudará a identificar perguntas confusas e aumentará a validade e a confiabilidade. Se possível, os indivíduos do grupo de pré-teste devem ser semelhantes àqueles que preencherão a pesquisa quando ela terminar. Compartilhar isso com os clientes on-line antes de uma consulta inicial lhe dará tempo para planejar uma sessão de entrada mais pessoal com metas personalizadas e solicitações de autorreflexão:

Questionário de Ingestão de Ferramentas de Coaching Exemplo de Quenza

As seguintes perguntas/declarações ajudarão a orientá-lo na criação de seu próprio questionário de treinamento, como fizemos acima usando o Activity Builder personalizado do Quenza :

  • Quais são suas expectativas em relação ao programa de coaching?
  • Quais são as três maiores mudanças que você gostaria de fazer em sua vida?
  • Liste três metas que você gostaria de alcançar nos próximos três meses.
  • Se você pudesse mudar uma coisa em sua vida agora, o que seria?
  • O quanto você está disposto a fazer o que for preciso para mudar sua situação?
  • Quão perto/longe o sucesso parece para você, em sua situação atual de vida/carreira?
  • Quais você diria que são seus três maiores pontos fortes?
  • Como você classificaria sua felicidade em uma escala de 1 a 10?
  • Em uma frase, como você descreveria seu ano anterior?

Testes para treinadores para aprimorar suas habilidades

Uma maneira eficaz de aprimorar suas habilidades como treinador é identificar seus pontos cegos. Todos nós os temos, pode ser uma área em que você não entende, ou talvez precise trabalhar para dar feedback negativo de forma mais eficaz.

Independentemente do que seja, saber onde você precisa melhorar permitirá que você faça as mudanças necessárias para alcançar resultados de coaching mais bem-sucedidos.

Mesmo que suas habilidades de coaching sejam boas, é importante que você se esforce para encontrar maneiras de torná-las ainda melhores. Existem muitos métodos que podem testar suas habilidades de coaching – pesquisas, questionários, escalas; todos eles têm o mesmo objetivo, para que você saiba o que você precisa fazer para levar suas habilidades de coaching para o próximo nível.

O Coaching Outcome Short Scale (COSS: Schmidt & Thamm, 2008) é um desses métodos, desenvolvido como forma de avaliar a satisfação do cliente com seu coach, o programa de intervenção, o alcance de metas, o resultado, a mudança pessoal e os níveis de auto-satisfação geral. .

Os itens do COSS incluem questões relacionadas à satisfação em relação aos aspectos mencionados acima, por exemplo, “Quão satisfeito você está com seu coach?”, “Quão satisfeito você está com o progresso em direção aos seus objetivos?”, “Quão satisfeito você está com a mudança pessoal através do coaching?”, e “Quão satisfeito você estava consigo mesmo no coaching?”

O objetivo dessas perguntas é dar a você, o coach, uma visão de seus próprios pontos fortes e fracos da perspectiva do cliente. Os itens do COSS são avaliados em uma escala de 10 pontos, variando de 1 (nada satisfeito) a 10 (muito satisfeito).

Conforme discutido anteriormente, a relação coach-cliente é primordial para os resultados do coaching. O Working Alliance Inventory (WAI: Horvath & Greenberg, 1989) pode ser usado para avaliar a força da relação coach-coachee.

O instrumento de 36 itens é amplamente utilizado para avaliar a força e a qualidade do relacionamento entre o coach e o cliente em três subescalas: Tarefa, Objetivo e Vínculo. Uma versão abreviada de 12 itens do WAI foi posteriormente desenvolvida por Tracey & Kokotovic (1989).

Estudos de validação mostraram que o ICT e o ICT abreviado apresentam boa validade de construto e alta confiabilidade (Corbière, Bisson, Lauzon, & Ricard, 2006).

Tornar-se consciente das maneiras pelas quais você pode melhorar como treinador permite reavaliar as áreas que exigem mais atenção. Quaisquer áreas destacadas pelo feedback do cliente podem ser abordadas e desenvolvidas para que você possa continuar sua jornada como um coach qualificado.

Recursos mais relevantes (em nosso blog)

Definição de metas

A importância do estabelecimento de metas dentro do processo de coaching é vital para alcançar resultados positivos. Você pode descobrir mais sobre a psicologia e a pesquisa por trás do processo de definição de metas neste artigo e uma coleção de 47 exercícios , ferramentas e jogos de definição de metas.

Além disso, se você quiser saber mais sobre os principais princípios e técnicas por trás do processo de definição de metas e conselhos sobre a melhor forma de atingir essas metas, confira o artigo sobre definição de metas no blog Psicologia Positiva.

Este artigo repleto de informações contém excelentes orientações sobre como determinar e definir metas de vida , como priorizar metas e técnicas para alcançar o sucesso que você pode incorporar em seus programas de coaching para usar com clientes.

Você também pode acessar 87 exercícios de definição de metas testados e comprovados para ajudá-lo a orientar os clientes na definição de metas realistas e alcançáveis.

Forças

Este artigo sobre liderança e pontos fortes descreve a importância de utilizar pontos fortes no local de trabalho e como os líderes podem aplicar melhor uma abordagem baseada em pontos fortes para sua equipe ou funcionários.

Você encontrará uma seleção de 7 testes e questionários de descoberta de pontos fortes, além disso, por que não conferir essas TED Talks sobre os pontos fortes e virtudes do caráter VIA.

Investigação Apreciativa

Você pode encontrar uma lista abrangente de livros de consulta apreciativa recomendados que fornecem uma visão geral dos principais conceitos e a melhor forma de aplicar a consulta apreciativa a uma variedade de contextos.

Se você estiver interessado em aprender mais sobre a melhor forma de aplicar a investigação apreciativa ao processo de coaching, você encontrará uma seleção abrangente de ferramentas , exercícios e atividades relevantes aqui.

Inteligencia emocional

Se a inteligência emocional é um conceito sobre o qual você gostaria de aprender mais ou introduzir no seu processo de coaching, você pode encontrar mais informações sobre a importância da inteligência emocional e do treinamento de IE no blog de Psicologia Positiva.

Além disso, você pode conferir esses artigos que dão acesso a testes de EI , atividades, exercícios e leituras recomendadas .

Auto aceitação

The Science of Self-Acceptance© é uma aula online baseada em ciência projetada para ajudá-lo a apoiar os clientes enquanto eles aprendem a construir com sucesso um relacionamento saudável consigo mesmos.

Esta masterclass individualizada fornece os materiais necessários para fornecer treinamento de alta qualidade e orientar efetivamente os clientes na criação de um relacionamento mais receptivo e satisfatório consigo mesmos.

Outros recursos

Aqui você encontrará oito habilidades indispensáveis ​​de coaching de psicologia positiva que farão de você um profissional valioso e procurado.

17 Exercícios de Psicologia Positiva

Se você está procurando maneiras mais baseadas na ciência para ajudar outras pessoas a melhorar seu bem-estar, esta coleção de assinaturas contém 17 ferramentas de psicologia positiva validadas para profissionais . Use-os para ajudar os outros a florescer e prosperar.

Uma mensagem para levar para casa

Ser um grande treinador é uma forma de arte; nem todos podem fazê-lo com facilidade. Para muitos, pode parecer uma habilidade fácil, mas, na realidade, os melhores treinadores inspiram, capacitam e motivam seus clientes a progredir e ter sucesso.

Embora um dicionário ofereça uma definição contundente, mas tecnicamente precisa, ao discutir o coaching através das lentes da psicologia positiva, estamos nos concentrando nas práticas, estratégias de coaching de máxima eficiência e, crucialmente, os benefícios subjetivos e o bem-estar promovidos pelas intervenções de coaching.

Espero que você tenha achado este artigo uma fonte útil de ideias, exercícios e ferramentas de avaliação que podem ser incorporadas a uma variedade de contextos de coaching para ajudar a adaptar seus programas às necessidades de seus clientes.

Deixe-nos saber nos comentários se você experimentou alguma das atividades detalhadas acima, elas ajudaram você a ajudar outras pessoas?

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Sobre a autora

Gabriele Beck é fundadora da Skills do Futuro, mentora, treinadora e especialista em desenvolvimento humano. Apaixonada por tecnologia, educação digital e transformação, inspira pessoas a transformarem o mundo em um lugar melhor para todos vivermos em harmonia.

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