fbpx
empregos que mais crescem

Mesmo em uma boa economia, com crescimento significativo de empregos e alto nível de emprego, há mudanças que favorecem alguns setores em detrimento de outros. De acordo com um estudo recente do Careerbuilder , isso significa boas e más notícias para o cenário de empregos em 2023.

Primeiro, as más notícias: empregos de salário médio (como representantes de atendimento ao cliente, trabalhadores de manutenção, trabalhadores da construção civil ou motoristas de caminhão, para alguns exemplos) não devem acompanhar os empregos de alto salário (como enfermeiros, contadores e especialistas em TI ) e empregos de baixa remuneração (como auxiliares de saúde domiciliar, vendas no varejo e recepcionistas), que estão prontos para um grande crescimento. O estudo identificou 121 empregos que diminuirão em crescimento entre 2018 e 2023, e 75 desses empregos foram considerados de salário médio.

Mas agora a boa notícia: esses campos de altos e baixos salários estão prestes a experimentar um crescimento significativo, o que significa milhões de vagas de emprego – aproximadamente 8 milhões até 2023. Vejamos alguns dos setores no estudo, divididos por alta, média -, e tipos de trabalho de baixa remuneração.

Empregos que mais crescem 

Ocupações de rápido crescimento por categoria salarialEmpregos adicionados, 2018-2023% de variação, 2018-2023Pagamento por hora mediana
Salário alto
Enfermeiras registradas255,0478.39%$33.55
Desenvolvedores de software, aplicativos143,46615.57%$48.49
Professores de nível superior110,9557.25%$33.53
Contadores e Auditores86,0796.02%$32.33
Analistas de pesquisa de mercado e especialistas em marketing83,18712.60%$30.21
Especialistas em suporte ao usuário de computador54,0447.48%$24.16
Encanadores, Pipefitters e Steamfitters43,6258.58%$23.72
Salário médio
Representantes do Serviço ao Consumidor120,6734.21%$15.88
Assistentes médicos102,27414.51%$15.62
Trabalhadores da construção civil92,1826.56%$14.73
Trabalhadores de manutenção e reparos, em geral83,9315.41%$18.08
Enfermeiras Práticas Licenciadas e Profissionais Licenciadas55,3457.34%$21.56
Motoristas de caminhão leve ou serviço de entrega48,8375.12%$15.04
Atendentes de cobrança e lançamento44,2838.59%$17.85
Salario baixo
Auxiliares de Saúde Domiciliar207,73222.42%$11.17
Garçons e garçonetes146,2815.49%$10.01
Vendedores de varejo108,2292.37%$11.29
Cozinheiros, Restaurante100,6647.46%$12.06
Auxiliares de enfermagem96,3846.33%$13.23
Seguranças61,9645.12%$12.97
Recepcionistas e atendentes de informações69,4616.29%$13.70

Tendências de contratação nos próximos 5 anos

Se você está em um campo que deve declinar, esta notícia pode ser desanimadora para sua perspectiva de carreira. No entanto, também é um ótimo momento para fazer um balanço de suas metas de carreira e seu futuro próximo e decidir se você pode adaptar suas habilidades para ser mais flexível no setor ou se deseja mudar de carreira completamente para maximizar seus potencial de trabalho.

Assistência médica

A saúde é um dos campos que está explodindo agora e provavelmente continuará crescendo em um ritmo muito rápido no futuro próximo. ), a necessidade continuará a crescer. Mas a saúde também é um dos campos mais inovadores, com equipamentos digitais e manutenção de registros exigindo cada vez mais funcionários com conhecimento técnico.

Tecnologia

À medida que tudo se torna mais focado em tecnologia, mais e mais empresas precisarão de equipes e serviços de tecnologia dedicados para fornecer a infraestrutura digital necessária para fazer negócios. Pessoas com experiência e habilidades em TI encontrarão demanda em muitos campos e empresas diferentes. Ter um conjunto de habilidades flexível e tecnologicamente avançado pode ajudar a garantir um lugar no boom de empregos digitais nos próximos anos.

Análise de dados

Hoje em dia, tudo se resume a dados, desde marketing e atendimento ao cliente até dados contábeis e financeiros. Esta é também uma área onde um forte conjunto de habilidades analíticas e de resolução de problemas pode ser aplicado em diferentes indústrias, em diferentes funções.

Basicamente, o futuro profissional é a flexibilidade – se você estiver disposto a desenvolver habilidades voltadas para o futuro para acompanhar sua base de educação e experiência.

As 20 carreiras mais qualificadas em 2023

Quer saber o que você deve estudar agora, para carreiras qualificadas em 2023?

Com as rápidas mudanças na tecnologia, pode ser difícil saber quais empregos ainda existirão em alguns anos.


Felizmente, o Departamento de Emprego fez suas previsões sobre quais ocupações crescerão, criando mais carreiras até 2023. Então, o que faz o corte?

Analisamos o número projetado de cargos a serem criados para cada ocupação de alta qualificação e encontramos os 20 primeiros (com o número um para crescer mais). Aqui está o que você pode estudar para chegar lá.

20 – Outros Profissionais de Informação e Organização

Dependendo da sua área de interesse, há uma gama de opções para se tornar um profissional em um campo específico. As áreas de estudo podem incluir comércio, negócios , ciências sociais , trabalho social ou artes e humanidades.

19 – Profissionais de Recursos Humanos

Para uma carreira que exige trabalhar com pessoas para ajudá-las a se tornar o melhor funcionário possível, não procure mais, o RH. Um Bacharel em Comércio com especialização em Gestão de Recursos Humanos é um grau recomendado.

18 – Profissionais de Engenharia Civil

Para os planejadores, os solucionadores de problemas e os construtores, transforme suas habilidades em uma carreira com um diploma de engenharia .

17 – Gestores de Recursos Humanos

Cargos de gestão em recursos humanos estão em ascensão. Um Bacharelado em Comércio com especialização em Gestão de Recursos Humanos é um bom ponto de partida, no entanto, a experiência na indústria e até mesmo uma pós-graduação também são grandes ativos quando você está buscando uma função de gerenciamento.

16 – Clínicos Gerais e Médicos Residentes

A maioria de nós fez uma visita ao médico ou a um profissional médico de algum tipo. Quando as pessoas adoecem, ajude-as a recuperar a saúde com um diploma de saúde e medicina .

15 – Designers Gráficos e Web e Ilustradores

Para quem está cheio de ideias e gosta de dar vida a elas – transforme sua paixão em sua carreira com artes criativas.

14 – Contador

Enquanto houver tempo para impostos, bons contadores sempre serão necessários para processar os números (e realizar várias outras tarefas financeiras). Os diplomas de matemática ou comércio são uma boa maneira de passar para uma variedade de funções de contabilidade.

13 – Gestores de TIC

Se você deseja que o know-how tecnológico e as habilidades de gerenciamento impulsionem sua carreira, um diploma duplo em TIC e negócios é o caminho a seguir.

12 – Professores da Primeira Infância

As pessoas que adoram trabalhar com crianças e querem dar a elas a melhor base para a vida podem estar interessadas nessa carreira. A melhor maneira de estar na vanguarda dessa profissão é com um Bacharelado em Educação (Os Primeiros Anos) e aproveitando ao máximo o Early Start no campus da UOW.

11 – Profissionais de Publicidade e Marketing

Suas ideias podem dar vida a uma marca? Existem muitos caminhos para esta profissão, incluindo diplomas de negócios com especialização em Marketing , Gestão e Relações Públicas ou um Bacharelado em Comunicação e Mídia .

10 – Professores Escolares

Professores apaixonados, conhecedores e bem treinados estarão sempre em demanda. Cause impacto na próxima geração com um diploma de educação.

9 – Professores do Ensino Médio


O futuro tem tudo a ver com educação. Para se tornar um professor secundário, um diploma de educação é o seu caminho para a sala de aula. Tudo que você precisa fazer é escolher sua especialização de ensino.

8 – Analistas de Inteligência e Políticas

Essas são as pessoas nos bastidores, coletando, analisando informações e dados para ajudar em todos os aspectos do desenvolvimento de políticas. Se você gosta de números, um diploma de matemática e estatística é o caminho a percorrer.

7 – Psicólogos

Conheça o que motiva as pessoas. Psicologia é tudo sobre a compreensão de como pensamos, sentimos e agimos da maneira que fazemos. Um Bacharel em Psicologia vai te ensinar tudo isso e muito mais.

6 – Trabalhadores de Bem-Estar, Recreação e Artes Comunitárias

Também conhecidos como assistentes sociais, esta carreira trata de ajudar e capacitar indivíduos e famílias de várias maneiras. Um Bacharel em Serviço Social ou mesmo um Bacharel em Ciências Sociais são as melhores opções para essas carreiras.

5 – Gerentes de construção

Se você está em um ofício e deseja subir de cargo, ou vê o gerenciamento de construção como seu objetivo final de carreira, os diplomas de negócios e engenharia podem colocá-lo no caminho certo, ou você pode fazer um diploma duplo e obter as duas qualificações em menos tempo .

4 – Gerentes de Publicidade, Relações Públicas e Vendas

Para aqueles que aspiram a um cargo de gerenciamento ou que desejam subir na escada corporativa, negócios ou comunicações e mídia são seus diplomas. (ou você pode torná-los um duplo )

3 – Professores do Ensino Fundamental

Ter a capacidade de ajudar a moldar a vida dos jovens, tornando-se o professor que eles admiram. Você pode se especializar no ensino primário para prepará-lo para esta carreira.

2 – Programadores de Software e Aplicativos

À medida que a tecnologia cresce, o mesmo acontece com os empregos de tecnologia. Se o Vale do Silício é o futuro dos seus sonhos, confira esses diplomas.

1 – Enfermeira Registrada

Eles são a espinha dorsal do nosso sistema de saúde, então não é de admirar que o número de enfermeiros que precisaremos nos próximos cinco anos vai disparar. A entrada mais comum para esta carreira é através do Bacharelado em Enfermagem .

Tendências do mercado de trabalho: previsões da Corecom para 2023

A arena de negócios está em constante mudança e adaptação, impulsionada por uma infinidade de fatores, desde desenvolvimentos sociais, políticos, econômicos e tecnológicos até os padrões de compra do consumidor. Os últimos dois anos foram particularmente voláteis com o Covid-19 desafiando as empresas a se adaptarem a circunstâncias sem precedentes, tanto com velocidade quanto com agilidade.

Este período de intensa agitação teve um impacto significativo e trouxe novos aprendizados, avanços e revelações para empregadores e funcionários. Além disso, à medida que as taxas de emprego aumentam e os candidatos reavaliam suas prioridades, as empresas estão se familiarizando com uma dimensão totalmente nova do mercado de trabalho, à medida que a corrida esquenta pela atração e retenção de empregadores.

Aqui, descrevemos nossas previsões para 2023, fornecendo insights para ajudar sua empresa a entender e se adaptar para atender a essas tendências emergentes.

  1. Geração Z para desafiar o pensamento empresarial

A geração Z (aqueles nascidos entre 1997 e o início de 2010) pode ser o garoto mais novo do quarteirão, mas também é o maior, respondendo por um quinto da força de trabalho do Reino Unido.

E esse grupo de millennials traz uma dimensão totalmente nova para a mesa. Nutridos em um mundo digital centrado em movimento rápido, sempre ativo, a Geração Z é pragmática quando se trata do local de trabalho e tem grandes expectativas em relação ao bem-estar, responsabilidade social e adoção de ferramentas digitais de trabalho e colaboração. O que significa tempo de recuperação essencial para os negócios do Reino Unido. Embora as demandas possam ser altas e as motivações precisem ser desfeitas, o investimento na Geração Z é absolutamente essencial para manter um local de trabalho próspero, com visão de futuro e conhecimento de tecnologia que nos mantém à frente do jogo.

“Percebi que o local de trabalho ficou mais relaxado; Lembro-me de que no meu primeiro emprego havia uma ênfase em ser um número em vez de uma pessoa. Sinto que muitas empresas ultrapassaram esse tipo de norma no local de trabalho e certamente estão melhorando a cultura do local de trabalho. Em termos do que está por vir, estimo que mais locais de trabalho se tornarão ainda mais relaxados e diversificados, com ênfase na celebração do sucesso e no incentivo à progressão. O futuro certamente parece brilhante para a Geração Z.”

Richard Pesek , Consultor Trainee, Corecom Consulting

2. O trabalho híbrido vem à tona

Perturbando severamente o mundo dos negócios, a pandemia obrigou as empresas a adotar rapidamente novas práticas e acelerou a mudança para o trabalho remoto. Auxiliados por avanços tecnológicos substanciais, empregadores e funcionários descobriram que eram capazes de atingir e monitorar efetivamente os KPIs e cumprir suas metas de negócios, remotamente. 

Os funcionários também descobriram os inúmeros benefícios, incluindo liberdade e flexibilidade, que o trabalho remoto traz. Portanto, à medida que a ameaça do Covid diminui, a demanda por trabalho remoto e híbrido permanece. Além disso, a tendência traz recompensas abundantes para as empresas, pois essa nova norma atrai talentos, aumenta a diversidade e, naturalmente, melhora o bem-estar dos funcionários – tornando a força de trabalho mais saudável e feliz e, por sua vez, uma baixa rotatividade, negócios altamente motivados e lucrativos.

 “Avançando para 2023, imagino que o local de trabalho continuará seguindo um modelo híbrido. O trabalho totalmente remoto não é para todos e nem sempre é necessário ir ao escritório todos os dias, especialmente com a tecnologia moderna do local de trabalho. Eu sinto que algum tempo presencial é essencial, especialmente com novos empregadores onde os relacionamentos ainda não estão estabelecidos e situações em que pode ser difícil se conectar emocionalmente com os colegas por meio de uma webcam.”

Leroy Watson , Diretor Associado, Corecom Consulting

3. O trabalho flexível cresce rapidamente

O trabalho flexível, em todas as suas formas, há muito é reconhecido como um fator motivacional para os funcionários. No entanto, os empregadores têm sido historicamente lentos em impulsionar o movimento para o trabalho flexível. As barreiras de adoção surgiram devido à natureza ambígua do termo e à coragem de confiar nos funcionários para identificar e aproveitar seus próprios padrões de produtividade. Essa queda foi identificada como uma questão-chave pré-Covid, resultando na criação de uma Força-Tarefa de Trabalho Flexível pela CIPD com o governo e outras partes interessadas para aumentar a compreensão e a adoção de políticas de trabalho flexíveis.

A epidemia, no entanto, forçou esse problema aos empregadores e, felizmente, o Reino Unido está passando por uma mudança radical na maneira como os funcionários devem trabalhar. Em um mercado impulsionado por candidatos e com 55% dos funcionários afirmando que a opção de trabalhar com flexibilidade afetará sua decisão de permanecer com seu empregador atual (Gartner), parece que o trabalho flexível finalmente chegou para ficar. A boa notícia para os negócios é que políticas de trabalho flexíveis resultam em maior satisfação no trabalho, comprometimento e mais esforço, o que significa, em última análise, maior produtividade (Sage).

“Eu prevejo que em 2023, a maioria das empresas se tornará muito mais flexível quando se trata de trabalhar em qualquer lugar. Houve uma grande mudança nos funcionários que desejam trabalhar totalmente remoto e ter a oportunidade de trabalhar de qualquer lugar dentro de um fuso horário respeitável se tornando mais proeminente. Embora não seja apenas benéfico para o funcionário, é igualmente benéfico para o empregador, pois há dados para mostrar que a produtividade, eficiência, diversidade e inclusão aumentaram como resultado.”

Jamie Harvey , Consultor de Desenvolvimento de Software, Corecom Consulting

4. Solicitar comunicações centralizadas

Um avanço antes apreciado, o ataque de ferramentas inovadoras de comunicação empresarial, sejam mensagens instantâneas, aplicativos de bate-papo, software de videoconferência ou mídia social, criou uma cultura ‘sempre ativa’ que exige resposta instantânea e é desprovida de espaço para pensamento ou crítica. tempo de inatividade. Além disso, nossa força de trabalho está sofrendo com uma sobrecarga de informações severa e uma infinidade de abas abertas – uma receita pronta para gerar estresse, ansiedade e esgotamento. Essa nova epidemia levou à necessidade de ferramentas de comunicação simplificadas e centralizadas, garantindo conversas relevantes e oportunas sobre os objetivos de negócios.

5. A corrida para abraçar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Seja para ter autonomia para escolher seu horário de trabalho, políticas de trabalho híbridas ou acesso a recursos de bem-estar, o equilíbrio entre vida profissional se tornou uma das principais prioridades para funcionários e empregadores no mercado de candidatos atual. 

Com 50% dos trabalhadores relatando que o trabalho é perturbador para a vida pessoal e aumentando os relatos de esgotamento, os pedidos para redefinir o equilíbrio entre vida profissional e pessoal estão aumentando (Glassdoor 2021). À medida que as taxas de desemprego atingem um nível baixo e os incentivos salariais não são mais suficientes, o ônus agora está firmemente nos negócios para adaptar as políticas e práticas para atrair e reter os melhores talentos.

“Três anos atrás, eu não poderia imaginar ser capaz de flexibilizar minhas horas em torno de pickups escolares, crianças depois das atividades escolares, 5-a-side, correndo e passando tempo de qualidade com a família. Acredito que em 2023, o equilíbrio da vida profissional continuará sendo uma prioridade para as empresas, e eu e muitos outros podemos continuar a encaixar a flexibilidade do trabalho em nossas agendas familiares ocupadas, em vez de como costumava ser com a família se encaixando nos horários de trabalho .”

James Taylor , Diretor Associado, Corecom Consulting

6. Aprimorando o bem-estar dos funcionários

A cultura de trabalho do Reino Unido, juntamente com o aumento da tecnologia digital e a economia ‘on’, viu um aumento dramático nos níveis de estresse, esgotamento e baixo bem-estar emocional nos últimos anos. Para muitos, o trabalho veio em primeiro lugar – acima da saúde, bem-estar e relacionamentos. No entanto, houve uma mudança acentuada de perspectiva nos últimos meses, com funcionários e empregadores priorizando o bem-estar – um fenômeno que pode ser atribuído à saída da epidemia de Covid, juntamente com os baixos níveis de emprego atuais que estão desafiando os empregadores a pensar. em pé no que diz respeito a atrair e reter os melhores talentos.

As estratégias de bem-estar estão aparecendo mais prontamente nas políticas e práticas da empresa, com os empregadores fazendo adaptações holísticas para incluir instalações no local, como creches e academias, e adaptações no local de trabalho, incluindo iluminação natural, juntamente com mecanismos de apoio mais intangíveis, incluindo aconselhamento e suporte de treinamento, treinamento em saúde mental e formação de equipes eventos.

“Prevejo que mais pessoas trabalharão no exterior em 2023! Depois de testá-lo na Sardenha neste verão, é definitivamente algo que farei novamente. Trabalhando no mercado holandês, estou ansioso para ir lá regularmente, conhecer clientes e candidatos, enquanto simultaneamente saboreio um café à beira do rio pela manhã e passeios à noite. Na Corecom, podemos trabalhar no exterior, o que ajuda a equilibrar nossa vida profissional e garante que nunca sentimos que estamos perdendo experiências de vida! Espero ver mais empresas fazendo isso.”

Georgie Cox , Consultor Sênior, Corecom Consulting

7. Lançando luz sobre a igualdade de gênero

Infelizmente, a batalha para alcançar a igualdade de gênero está longe de terminar. Por isso, continua a ser uma prioridade fundamental para os negócios do Reino Unido. Embora os anos recentes tenham visto uma infinidade de campanhas de diversidade e iniciativas de recrutamento e retenção de gênero, os dados ainda não estão se acumulando e a diferença de gênero ainda é muito grande. Dito isto, afetar a mudança cultural leva tempo e, à medida que as empresas e a sociedade em geral se adaptam e ajustam as práticas, devemos esperar ver o aumento da aceitação de mulheres em cargos de liderança. Sabemos que uma força de trabalho com diversidade de gênero colhe retornos abundantes. As empresas com mulheres no conselho de administração relatam um aumento de 0,7% no volume de negócios em comparação com aquelas sem, enquanto as empresas com diversidade de gênero também citam melhorias nas comunicações, inovação e aumento do moral (Nominet). Os números falam por si – a diversidade de gênero é ótima para as pessoas, eficácia da equipe, moral,

 “Até 2023, espero que o ônus não seja apenas dos Embaixadores que têm uma paixão particular pela Diversidade e Inclusão, mas que esteja presente nas fundações de uma empresa com todos os funcionários, de cima para baixo, mantendo os mesmos valores quando se trata de D&I. criar um ambiente que estimule ainda mais o fechamento da lacuna de gênero, não apenas na sala de reuniões, mas também na equipe mais ampla. Com as duas maiores barreiras para as mulheres na tecnologia sendo a falta de mentores (48%) e a falta de modelos femininos (42%), espero que haja mais representação nas empresas para atrair, apoiar e promover mulheres em cargos de liderança e dar um lugar à mesa.”

Aishia Ullah , Consultora de Entrega Sênior, Corecom Consulting

8. A busca por propósito social

As empresas de hoje encontram-se operando em um ambiente altamente competitivo, no qual tanto o salto de carreira quanto as expectativas pessoais são altas. Com poucas e distantes vidas, o ônus dos empregadores é entender e superar as expectativas dos funcionários, se quiserem atrair e reter talentos. Embora o bem-estar e a qualificação estejam no topo da lista de prioridades, os funcionários também procuram trabalhar para empresas que se preocupam com sua comunidade e com questões sociais mais amplas. E é aí que entra a responsabilidade social corporativa (ou propósito social). Historicamente adotado por alguns dos maiores players, o apoio à comunidade e o ‘retorno’ agora entraram no domínio das PMEs. Seja oferecendo horas voluntárias aos funcionários, fazendo parcerias com projetos comunitários ou requalificando beneficiários,

9. Proliferação da economia gig

A economia gig está em alta. Agora apoiado por uma infinidade de mercados de talentos online, a verdadeira alegria do show está no fato de permitir liberdade ao trabalhador – definir seu próprio horário, escolher onde trabalhar e decidir para quem trabalhar. É praticamente o cálice de ouro de toda força de trabalho. E, além disso, o show não é mais o domínio dos criativos. Graças aos avanços tecnológicos, o gig funciona em uma ampla gama de setores, oferecendo oportunidades flexíveis para trabalhadores em setores que tradicionalmente eram centrados em escritórios. A boa notícia para o mundo dos negócios é que essa tendência crescente é uma vitória para conglomerados e PMEs. Fornecendo conhecimento imediato, sem as despesas gerais de um funcionário típico, permite que empresas de todos os tamanhos sejam flexíveis, adaptáveis ​​e, acima de tudo, econômicas. Todos os motivos e drivers considerados,

“Nos últimos anos, o mercado de contratos viu seu quinhão de altos e baixos, primeiro IR35 e depois a pandemia global. Prevejo que o aumento de empreiteiros continuará a aumentar nos próximos 12 a 18 meses devido à demanda por habilidades especializadas. Como os empreiteiros trazem vários anos de experiência no projeto/no trabalho, isso permite que os clientes iniciem projetos com conhecimento e criem um roteiro claro desde o primeiro dia, resultando em projetos finalizados no prazo, no orçamento e nos requisitos.”

George Lund , chefe de recrutamento de contratos/consultor de testes, Corecom Consulting

10. A qualificação é o centro das atenções

Com o emprego em alta e as empresas se esforçando para preencher cargos, os funcionários têm a vantagem incomum de serem incrivelmente móveis e exigentes em sua busca pelo cargo perfeito.

Com essas demandas, surge a necessidade de as empresas redefinirem suas estratégias de recrutamento e retenção para incluir caminhos muito claros para os funcionários aprimorarem suas habilidades. À medida que os empregadores estão começando a descobrir, os caminhos de progressão e o desenvolvimento de habilidades são um fator crucial nas decisões dos funcionários de aceitar, permanecer ou sair de uma função. Além desse fator decisivo, as empresas que optam por investir têm a garantia de conquistas comerciais mais amplas, incluindo a promessa de equipes de alto desempenho. E, como as restrições do Covid provaram, o upskilling não precisa ser trabalhoso, demorado ou flexível para entregar. À medida que uma infinidade de empresas assumiu suas funções on-line, veio a descoberta de que o treinamento pode, em muitos casos, ser ministrado de forma rápida, remota e flexível.

11. Crescimento contínuo em IA

A evolução da IA ​​permitiu que os trabalhadores se afastassem das tarefas mais mundanas para se concentrarem naquelas que exigem pensamento e interação humana e que proporcionam maior produtividade. Apesar de uma relutância inicial em adotar a IA, os funcionários estão se tornando mais receptivos e se encontram trabalhando harmoniosamente ao lado de robôs no local de trabalho.

Embora ainda haja alguma preocupação com o impacto da IA ​​no mercado de trabalho, está ficando cada vez mais claro que os bots oferecem maiores benefícios do que desvantagens, tanto para funcionários quanto para empregadores. Melhorias na eficiência operacional, reduções de custos e sua capacidade de preencher a lacuna de habilidades significam que a IA está em alta e veio para ficar.

12. Foco em soft skills

Com as motivações dos funcionários apontando para incentivos mais suaves – ou seja, bem-estar, qualificação, propósito social e flexibilidade – as empresas estão se adaptando para focar suas equipes de liderança e programas de desenvolvimento nas habilidades sociais necessárias para impulsionar esses resultados. Habilidades escritas e verbais, resolução de problemas e relações interpessoais desempenham um papel fundamental na criação de grandes líderes e na produção de equipes de alto desempenho que prosperam em conexões humanas. Historicamente ignorado devido à sua natureza intangível, a adoção do desenvolvimento de habilidades sociais está agora em pleno andamento em muitos grandes players, bem como em empresas menores – em uma tendência que promete grandes líderes futuros.

Em poucas palavras

Com um cenário de negócios em constante evolução, o impulso está em grande parte nas empresas e empresas do Reino Unido para se atualizar e fornecer inovação, tendências em mudança e percepções dos funcionários. Adaptação, flexibilidade e comprometimento são fatores chave de sucesso neste processo. Enquanto isso, funcionários e trabalhadores (sejam eles flexíveis, híbridos, temporários ou em tempo integral) têm o dever de defender, educar e desafiar, expressar seus desejos e necessidades em uma tentativa de criar um ambiente de trabalho harmonioso para os empregadores. e funcionários igualmente.

Qual será a habilidade do candidato mais procurada de 2023?

por Rectec | 26 de agosto de 2022 | Insights de mercado , principais dicas

À medida que o terceiro trimestre de 2022 se aproxima, queríamos dar uma olhada no candidato no futuro próximo e nas principais habilidades que dominarão as discussões de recrutamento nos próximos 18 meses. 

2022 tem sido um caminho difícil para candidatos e clientes, especialmente no espaço de tecnologia. 

Nativos digitais e jovens trabalhadores com cicatrizes de pandemia continuam a entrar em um local de trabalho cheio de disrupções, os preços estão aumentando, a agitação lateral passou de saída criativa para complemento financeiramente necessário e a segurança da carreira tornou-se o privilégio de trabalho em demanda.

Para as gerações mais velhas, o cenário de trabalho não é menos desafiador – a requalificação e o retreinamento após a automação ainda são uma alta prioridade, e há uma escassez incapacitante de talentos, de Logística a Saúde , em todas as faixas etárias. 

Os aposentados estão descobrindo que suas aposentadorias não estão se esticando com o ritmo da inflação, mas, inversamente, há um grupo de talentos de meia-idade querendo se aposentar mais cedo , deixando a força de trabalho do Reino Unido com um potencial dreno de habilidades na gerência média e alta.

Os empregadores, é claro, estão presos no meio – tentando ao máximo manter um mínimo de consistência nos negócios, enquanto contratam ótimos funcionários e cuidam de seu pessoal, mesmo quando o valor de cada libra ganha cai. 

Em nossa pequena parte do mundo tecnológico em explosão, no entanto, reina a positividade. 

O início de 2022 viu uma demanda recorde por talentos de tecnologia e, lateralmente, a necessidade de tecnologia de recrutamento:

  • “Empregadores dos EUA anunciando 1,1 milhão de vagas de emprego em tecnologia no primeiro trimestre deste ano”.
  • “De janeiro a maio de 2022, havia aproximadamente 870.000 vagas de emprego em tecnologia e digital abertas em todo o Reino Unido, pois uma explosão na demanda por produtos e serviços de tecnologia levou as contratações no setor a níveis nunca vistos em uma década”.

O setor de tecnologia (especificamente o setor de tecnologia de recrutamento, que está vendo quantidades recordes de investimento e demanda , como mencionamos na semana passada) continua inovando e impulsionando nossa indústria e é uma das principais luzes no espaço de tecnologia.

A tecnologia de recrutamento está ajudando a sustentar tudo, desde o gerenciamento da cadeia de suprimentos até a inovação em tecnologia vestível em hospitais, e serve como um canal primário de pessoas para o emprego – de fato, o espaço de tecnologia de recrutamento está servindo como um indicador de inovação e investimento.

Então, quais são as principais tendências da força de trabalho e dos empregadores de tecnologia que impulsionam o terceiro e o quarto trimestre de 2022 e como os candidatos (e clientes) podem aproveitar essa onda de mudanças positivas e investimentos em tecnologia, tecnologia de recrutamento e conectividade de candidatos? 

Pense lateralmente !

  • Diversificação tecnológica.

À medida que a demanda continuou a superar a oferta no mercado de habilidades tecnológicas, o segundo trimestre viu o fundo do trabalho de tecnologia por algumas das empresas de tecnologia mais estabelecidas e conhecidas do mundo. 

Netflix, Spotify, Coinbase, Klarna – todos exemplos de empresas que tiveram que fazer demissões rápidas no primeiro e segundo trimestres de 2022 (detalhes que você pode ler aqui ).

Mas a tecnologia não é uma indústria herdada, e essa explosão de minibolhas não é indicativa de uma desistência mais ampla da tecnologia. 

Isso porque, como mostra a pesquisa, “Empresas de todos os setores estão recrutando estagiários e recém-formados com fortes habilidades técnicas ”. A diversidade de “empregos” de tecnologia oferecidos continuará a evoluir e crescer à medida que as responsabilidades tradicionais de tecnologia se infiltram nas atividades cotidianas em uma ampla gama de carreiras.

A diversificação das responsabilidades técnicas e como elas afetam o local de trabalho será uma prioridade para as empresas em 2023 – candidatos com habilidades técnicas laterais estarão no topo da pilha. Juntamente com as habilidades técnicas, como codificação e ciência de dados, serão necessárias habilidades orientadas para a tecnologia lateral, como gerenciamento de projetos, alfabetização de dados, redação técnica e criação de conteúdo. 

Portanto, candidatos, diversifiquem suas habilidades!

  • Evolução das Soft Skills

“Das 10 habilidades mais requisitadas, sete eram ‘soft’ , incluindo comunicação, resolução de problemas e planejamento”.

A melhor maneira de pensar sobre a evolução do local de trabalho não é como um único ponto de mudança revolucionária, mas como um movimento lento para novas formas de colaboração e inovação. 

As soft skills não são novidade e têm sido um fator importante por trás das estratégias de entrevista reconstruídas após o COVID-19. No trabalho remoto baseado em digital, isso tem sido especialmente importante no que diz respeito à coesão da equipe, comunicação e trabalho assíncrono.

Em 2023, as habilidades sociais serão os principais critérios pelos quais os novos contratados serão julgados, portanto, todos os currículos, cartas de apresentação e perfis do LinkedIn precisam refletir isso.

  • Pensamento computacional.

“Você com certeza já ouviu falar de STEM, mas já ouviu falar de SMAC (social, mobile, analytics e cloud)?”.

A linha de frente da mudança digital está nas áreas cinzentas entre redes, pessoas e locais de trabalho. 

Pensar nas habilidades através das lentes do STEM e do SMAC dá ao talento uma visão reformada sobre como abordar um futuro próximo novo e digitalmente dependente. 

Isso ajuda os candidatos a focar seu desenvolvimento onde está a ação real – naquele espaço móvel, social e descentralizado entre pessoas, tecnologia e os serviços e mídia online de que precisam.

Habilidades em demanda para carreiras em 2023

Você quer ter certeza de que possui habilidades que lhe darão uma carreira de sucesso agora e no futuro? Destacamos as oito principais habilidades em demanda que você precisa e os trabalhos para os quais elas podem levar.

compartilhar imagem

O mundo está em constante mudança e precisamos nos adaptar a essas mudanças para ter sucesso. As tendências de emprego e o mercado de trabalho mudaram significativamente. Tecnologia, eventos mundiais e mudanças climáticas impactaram as necessidades de empresas e governos. 

Neste artigo, exploramos as habilidades que estarão em demanda em 2023 e além. Pensar em uma carreira e onde encontrar um emprego são fatores muito importantes para os estudantes internacionais na hora de escolher um curso e destino de estudo. Saber quais habilidades e empregos estarão em demanda pode ajudá-lo a decidir qual curso estudar. 

Nós olhamos para as oito principais  habilidades . As quatro primeiras são soft skills (a maneira como você faz um trabalho) e as outras quatro são hard skills (mais específicas do trabalho). 

1 Habilidades de comunicação

Isso envolve não apenas falar de forma eficaz, mas muitos outros fatores, como  escuta ativa , adaptação, simpatia, dar e receber feedback, respeito e compreensão da linguagem corporal. Essa habilidade é importante em todas as formas de comunicação, como  candidaturas a empregos  , entrevistas, reuniões, e-mails e videoconferências.

Quais trabalhos exigem habilidades de comunicação?

Boas habilidades de comunicação são vitais em todos os cargos e posições. 

2 Inteligência emocional

Reconhecer e entender suas emoções e como elas podem afetar as pessoas ao seu redor é uma habilidade importante para aprender. Isso é verdade tanto na vida quanto no trabalho. Um  relatório de 2019  , por exemplo, descobriu que ‘a inteligência emocional é um acréscimo relevante para orientar a conquista do sucesso na carreira’.

Essa habilidade permite que você seja um melhor comunicador, solucionador de problemas e gerente. Também ajuda a criar melhores relacionamentos com colegas e clientes. 

Quais trabalhos exigem inteligência emocional?

Indiscutivelmente, essa habilidade é necessária em todos os trabalhos, mas em particular,  Recursos Humanos ,  gerenciamento  e quaisquer funções de liderança. Estudos mostraram que a inteligência emocional é fundamental na  liderança transformacional. 

Líderes transformacionais geram flexibilidade e melhor trabalho em equipe e moral, levando a uma maior satisfação no trabalho.

3 Flexibilidade cognitiva

Esta é a capacidade do seu cérebro de se adaptar a situações e eventos novos, mutáveis ​​ou não planejados. É também a capacidade de passar de uma tarefa para outra, de uma maneira de pensar para uma maneira diferente de pensar. Tudo isso exige que seu cérebro e processos mentais (cognição) sejam flexíveis. 

Quais trabalhos exigem flexibilidade cognitiva?

Essa habilidade é especialmente útil para trabalhos que exigem resolução de problemas complexos ou funções em que a tomada de decisões estratégicas e o planejamento são importantes. A maioria das funções de liderança e gerenciamento requer flexibilidade cognitiva, assim como  trabalhos criativos  e trabalhos de saúde altamente estressantes, como  enfermagem . 

4 Tomada de decisão

A capacidade de tomar decisões importantes que afetam indivíduos, grupos, organizações ou negócios é importante em muitas áreas de sua vida pessoal e profissional. Todos nós temos que tomar decisões em muitos níveis diferentes todos os dias de nossas vidas. Existem algumas profissões, no entanto, onde essa habilidade é essencial. 

Quais empregos exigem habilidades de tomada de decisão?

Este é apenas um exemplo de uma longa lista de carreiras e áreas que exigem essa habilidade:

5 Codificação

A codificação é usar a linguagem de programação para instruir um  sistema de computador  a agir de uma maneira que é necessária. Os codificadores também podem ser chamados de engenheiros de software, desenvolvedores de software ou programadores de computador. Existem diferenças sutis, mas geralmente, os nomes são usados ​​de forma intercambiável. 

Os codificadores desempenham um papel fundamental no Ciclo de Vida de Desenvolvimento de Software (SDLC) de qualquer novo aplicativo de software. Eles são empregados por organizações do setor público e privado, em uma ampla gama de áreas e indústrias, como  medicina  e  educação . 

Quais trabalhos exigem habilidades de codificação?

Aqui estão apenas algumas carreiras:

  • Desenvolvedor Web
  • Desenvolvedor de aplicativos móveis
  • Cientista de dados
  • Desenvolvedor de jogos

6 Análise de Dados

Os analistas de dados coletam e interpretam dados para ajudar sua organização a resolver problemas, planejar e responder a perguntas. A análise de dados é usada por todas as empresas em uma ampla variedade de setores, de negócios a ciência e governo. 

A capacidade de analisar  dados  é reconhecida como uma das principais habilidades para 2023 e o futuro previsível. Isso é verdade para a maioria das indústrias, mas especialmente para a economia verde. 

‘Uma economia verde é definida como de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e socialmente inclusiva.’ UN

Um relatório recente   descobriu que a economia verde no Reino Unido é quatro vezes maior que o setor manufatureiro, e esse crescimento se expandirá em todo o mundo. 

Quais trabalhos exigem habilidades de análise de dados?

Como já mencionado acima, todos os setores e organizações exigem analistas de dados. Você pode progredir para ser um analista de dados sênior ou se especializar em cada área e progredir para um cientista de dados. 

7 Computação em nuvem

O que é computação em nuvem? Simplificando, a computação em nuvem é a entrega de serviços de computação – incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência – pela Internet (“a nuvem”) para oferecer inovação mais rápida, recursos flexíveis e economias de escala . Normalmente, você paga apenas pelos serviços de nuvem que usa, ajudando a reduzir seus custos operacionais, executar sua infraestrutura com mais eficiência e dimensionar conforme as necessidades de seus negócios mudam.’ Azure, Microsoft .

As habilidades de computação em nuvem exigem conhecimento de programação de computadores e plataformas. Também requer o gerenciamento de um sistema integrado e manutenção de redes e bancos de dados, entre muitas outras coisas.

Quais trabalhos exigem habilidades de computação em nuvem?

  • Engenheiro de nuvem
  • Consultor de nuvem
  • Arquiteto de nuvem
  • Cientista de dados

8 Marketing digital

Esta é a capacidade de usar a tecnologia digital para colocar e vender produtos. As habilidades de marketing digital  necessárias incluem análise de dados, gerenciamento de projetos, experiência em mídia social, habilidades de redação e conhecimento de clientes e Search Engine Optimization (SEO). 

Com o rápido crescimento das novas tecnologias e da digitalização global, as habilidades de marketing digital estão em alta demanda agora e no futuro próximo. 

Quais empregos exigem habilidades de marketing digital?



  • Especialista em Marketing Digital
  • Gerente de Marketing de Produto
  • Estrategista de Mídias Sociais
  • Gerente de SEO
  • Chefe de Marketing

Tendências de recrutamento de RH em 2023

23 de setembro de 2022

Se você está aqui, quer ler sobre as Tendências de Recrutamento de RH para 2023 … e quer saber? Você veio ao lugar certo! 😉

‍A Covid-19 atingiu o mundo inteiro, e o mundo dos negócios não foi poupado. Como você sabe, isso é algo que não deve ser esquecido, pois mudou muitas coisas. 

“A Grande Demissão” destacou um desejo de mudança na força de trabalho. Cerca de 47 milhões de pessoas pediram demissão de seus empregos em 2021 nos Estados Unidos. Foi explicado que essa grande metamorfose do mercado de trabalho é causada por uma reconsideração do que os Millennials e a Geração Z querem fazer com sua carreira. Talvez alguns de vocês estejam aqui? 🤚🏻

‍Então, aqui está uma rápida recapitulação do que a equipe da Whire descobriu para ajudá-lo a entender o que acontecerá em 2023.

Trabalho remoto 👩🏼‍💻‍

85% dos recrutadores acreditam que o trabalho remoto se tornará a nova norma. 

‍Desde o início da pandemia, o espaço de trabalho mudou drasticamente e as necessidades dos funcionários também sofreram mutações. Em todo o mundo, durante a pandemia, com os diferentes bloqueios, o trabalho remoto não era uma opção. Foi difícil se adaptar, mas os funcionários descobriram o que funciona para eles. 

2 dias de trabalho remoto é o novo requisito para candidatos a emprego. De acordo com profissionais de RH, algumas pessoas, especialmente no setor de tecnologia, param de entrevistar por causa de empregos que não oferecem flexibilidade de trabalho em casa. Esta é uma tendência mais notável na Ásia porque as pessoas não gostam de se deslocar e temem colocar suas famílias em risco. Além disso, a Geração Z, geralmente, prefere trabalhar em casa. Na Europa, a situação é muito mais diferente: as pessoas estão dispostas a voltar ao escritório. De certa forma, pode ser considerada uma tendência cultural, o aspecto do meio social parece mais importante na vida profissional para os europeus. 

Novas discussões estão surgindo entre os gerentes de diferentes departamentos e o RH, sobre se devem ou não deixar seus funcionários trabalharem em lugares mais exóticos. O trabalho remoto veio para ficar. Assim, a comunidade de RH parece concordar com o fato de que eles devem deixar seus funcionários terem a liberdade que o trabalho híbrido lhes dá, porque eles não querem perder seus talentos. ‍

‍💥 Como é difícil acompanhar sua eficiência em casa, o RH tende a confiar em suas equipes e entendeu bem que devem ser propostos trade-offs para evitar a perda de talentos…  

Falta de talento 🎤Onde você está? 👀 ‍

O problema é que as empresas têm lutado muito ultimamente para encontrar novos talentos. A pandemia e o envelhecimento da população criam uma verdadeira escassez de talentos . De acordo com uma Harvard Business Review “Para superar a escassez de talentos, muitas empresas estão criando seus próprios canais de recrutamento”, em novembro de 2021, as vagas de emprego ultrapassaram 10,5 milhões , ou seja, 6,7 milhões a mais do que há uma década. 

Uma caça às Soft Skills 🍦

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Harvard, 85% do sucesso no trabalho vem de ter habilidades sociais bem desenvolvidas e apenas 15% de habilidades técnicas. 

Você provavelmente já ouviu falar sobre soft skills antes. Mesmo que as hard skills ainda sejam procuradas, as soft skills tornaram-se um componente que os recrutadores estão procurando ativamente . 93% dos recrutadores consideram as soft skills como “essenciais” ou “muito importantes” . E isso tem sido ainda mais preciso desde o início da pandemia. Os recrutadores procuram candidatos que sejam altamente adaptáveis ​​e autônomos . Eles estão procurando por personalidades que possam provar que a mudança não é um problema. Mas o que pode ser feito para aliviar essa escassez, você pode perguntar? 🙋‍♀️Algumas empresas decidiram colaborar com faculdades e especialistas para criar novos treinamentos. Além disso, eles tendem a trabalhar com o LinkedIn para entregar as licenças de seus funcionários . Mas é difícil avaliar se as pessoas estão comprometidas ou se isso tem um impacto real.

💥Aposte tudo o que você tem em soft skills! ‍

Marca empregadora 📊

“86% dos profissionais de RH pesquisados ​​indicaram que o recrutamento está se tornando mais parecido com marketing.”

Mas o que fazer para atrair novos talentos? As empresas entendem que os talentos procuram uma cultura de marca forte. Os candidatos a emprego querem ter certeza de que a empresa para a qual estão se candidatando está alinhada com seus valores fundamentais e querem ter o maior número possível de benefícios . Eles estão atentos a como a empresa pode melhorar o dia a dia de seus colaboradores. Eles também prestam atenção a um bom equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e se a empresa valoriza a saúde mental . Como deveriam… queridos candidatos a emprego!

💁🏼‍♀️Portanto, seu futuro empregador sabe que precisa impressioná-lo se quiser ter um talento tão precioso quanto você 👑! ‍

‍Desde a covid, as empresas estão repensando o espaço de trabalho: mudarão o breve da semana em dias como segunda ou quarta-feira em vez de sexta-feira. Salas de reunião menores serão implementadas para permitir que as pessoas tenham ligações ou se reúnam em grupos menores. Então, os espaços de coworking são mais interessantes, pois os funcionários podem ir até a instalação mais próxima. As empresas farão tudo o que puderem para agradá-lo por meio das mídias sociais ou do site de carreira. Isso se chama: ✨ marca empregadora ✨. 

‍Para manter uma boa imagem, as empresas usam canais de mídia social, gerenciamento de relacionamento com candidatos e prestam atenção à experiência do candidato.

  • A mídia social tornou-se um indicador importante para os candidatos a emprego, pois é a primeira coisa que eles verificam antes de se candidatar. As empresas usam uma boa combinação de mídias sociais para procurar e recrutar candidatos. O Facebook premium e o LinkedIn premium fazem parte do “must have” das empresas hoje em dia. 

Gestão de relacionamento com candidatos 👩🏼‍❤️‍👨🏻 é a arte de tratar candidatos como clientes! As equipes de RH utilizam ferramentas para ajudar a manter esse bom relacionamento, como campanhas por e-mail. Também pode ser conteúdo interessante que educa futuros funcionários, como vídeos. 

‍A jornada de recrutamento de um candidato é importante 🌍! E sim… o candidato deve ser bem tratado, alinhado com o mesmo objetivo de ter o melhor talento possível. Eles são mais propensos a verificar depoimentos de candidatos anteriores antes de se inscreverem na experiência do candidato . Torna-se parte de como a marca é percebida e é tão importante quanto a jornada do cliente.

💥O objetivo é garantir que a imagem da marca seja consistente e atraente para os candidatos . 

Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) 🌍‍

Em 2019, nos Estados Unidos, 78% da força de trabalho era composta por brancos. 

As empresas agora se concentram em adquirir talentos de todas as esferas da vida . Racismo, desigualdades, discriminação e injustiças tornaram-se rapidamente uma questão da sociedade. Encontrar talentos provenientes de comunidades marginalizadas é complicado, pois é difícil avaliar a diversidade de um candidato . Diversidade, equidade e inclusão também são preocupações reais que os candidatos a emprego têm. Segundo a Forbes, 80% dos profissionais classificaram a “contratação de diversidade” como a tendência mais importante no setor de recrutamento para 2022. 

‍Empresas com talentos diversos veem seu desempenho financeiro melhor do que outras empresas! Surpreendente? 🤔Nem tanto… os funcionários têm melhor desempenho em uma empresa que valoriza a diversidade porque se sentem incluídos e estimados . A produtividade aumenta em 50% e as melhores decisões são tomadas. É também uma forma de atrair talentos de alta qualidade ! 

‍Assim, mais empresas estão focadas em recrutar profissionais dedicados a este assunto. As empresas encontram novas soluções como:

  • campanhas modelo para promover uma linguagem inclusiva para funcionários não-binários de gênero e outros. 
  • sessões educativas para aumentar a conscientização sobre questões de diversidade
  • adaptando a cultura da marca a uma experiência inclusiva  
  • garantir que incidentes de assédio e discriminação sejam gerenciados
  • criação de conteúdo digital sobre o tema
  • Engajamento externo. 

💥A diversidade é uma questão da sociedade que toda empresa deve cuidar para ter melhores resultados financeiros, mas também se tornar importante no bem-estar do colaborador. 

Desculpe… mas os computadores contratam você 👽

78% das equipes de recrutamento que usam o ATS descobrem que estão encontrando facilmente grandes talentos. 

De fato, o recrutamento foi muito automatizado ao longo dos últimos anos. A maioria dos contratantes no mundo de hoje está usando para encantar, educar e converter você . Os softwares são amplamente utilizados para melhorar a eficiência e eficácia do recrutamento. Os ATS (Sistemas de rastreamento de candidatos) localizam você e o recrutam, essa ferramenta chega até a agendar compromissos com você . Essa tecnologia avalia estilos comportamentais, como sua capacidade de se adaptar e aprender rapidamente . Entre essas plataformas, podemos encontrar BambooHR, SmartRecruiters, Workday, Submitabble, Greenhouse, ZommInfo etc. A IA está em todo lugar: pode ser uma caixa de bate-papo capaz de analisar suas reações ou a análise de sentimentos também existe para melhorar o recrutamento. Além disso, a IA ajuda a receber novos funcionários e treiná-los .‍

💥Sistemas automatizados são cada vez mais utilizados e se tornam parte importante do processo de recrutamento.   Como você pode entender, candidatos a emprego, seus dados são julgados! Não é realmente sobre sua personalidade ou seu conhecimento . No entanto, se você conseguir falar com os computadores, terá a oportunidade de deslumbrar seus recrutadores em uma entrevista. 🤩 

Referências externas 🙇‍♂️

“A maioria das empresas contrata de 20 a 40% de suas novas contratações por meio de referências.”

Observou-se que as indicações também são uma forma eficiente de contratar novos talentos. De fato, as referências podem limitar o custo por contratação e ter um ROI maior. Além disso, observou-se que os funcionários que foram encaminhados permanecem mais tempo e estão fazendo um trabalho melhor . Os funcionários são uma fonte útil se estiverem motivados e já instalados na empresa. Na verdade, eles têm um bom conhecimento dos valores da empresa e podem visualizar melhor se um candidato é adequado para a empresa ou não. Eles podem ganhar de $ 1.000 a $ 5.000 , dependendo da posição da referência e da empresa. Mas outras empresas preferem oferecer folga remunerada, uma doação para uma instituição de caridade ou uma viagem paga . Sem mencionar que algumas empresas usam programas externos de referência externa. 25% das empresas que estão usando referências de funcionários também estão usando esse sistema de referência externa em 2021. Isso representou apenas 8% em 2020. Portanto, as referências externas são uma tendência crescente no mundo do recrutamento. Comunidades e plataformas que estão auxiliando no processo de contratação certamente farão a diferença. (Psssssst… é isso que a Whire está fazendo! Então, se você estiver interessado em contratar novos talentos, confira ➡️ https://www.whire.net/ ! Não hesite em nos contatar! 😉 )‍

💥As indicações são uma forma eficiente de contratar novos talentos com a ajuda de um intermediário de um referenciador para ajudar a equipe de recrutamento a avaliar se o candidato será adequado para a proposta de trabalho ou não. Em troca, as três partes encontram benefícios! 

Emprego global 🌐

Em 1991, 2,28 bilhões de pessoas estavam empregadas em todo o mundo, contra 3,32 antes da pandemia. Durante a crise, esse número diminui em 0,11 bilhão.

Quando se trata de desenvolver novas filiais ou subsidiárias de uma empresa em um novo país, algumas questões são levantadas. Para ser competitivo com empresas multinacionais, é importante contratar pessoas de todo o mundo. No entanto, esse mix de pessoas deve ser relevante para o negócio. Se uma empresa decide se instalar em um novo país, é principalmente para gerenciar salários , benefícios e outras obrigações legais . Alguma ajuda externa pode ser útil, como plataformas que reagrupam pessoas de diferentes países. ‍

💥Ser competitivo é uma mais valia ter uma equipa internacional e diversificada, mas não é tarefa fácil! Assim, a plataforma externa de referências pode ajudar a encontrar talentos interessantes. 

Processo de triagem 📺‍

De acordo com a Pesquisa de Inteligência Artificial Gartner 2019, 17% das empresas usaram ferramentas de IA em 2019 e 30% afirmam que as usarão até 2022. 

Não há dúvida de que as ferramentas de IA são um processo de triagem eficiente. De acordo com seus fornecedores, a IA poderia criar uma lista de 5 a 6 talentos entre cem candidatos . No entanto, não é uma ciência exata por enquanto, pois alguns candidatos sabem como as plataformas funcionam e sabem quais palavras- chave específicas devem usar para ter uma boa classificação .‍

💥A AI nunca esteve mais presente na jornada de recrutamento do que hoje em dia. No entanto, continua a ser uma tecnologia em crescimento que necessita de algumas melhorias .  

A constante mudança no ambiente do recrutador 👩

Como já foi mencionado anteriormente, o recrutamento está evoluindo um pouco mais a cada dia, por isso o recrutador deve ser capaz de acompanhar todas essas mudanças. Novas habilidades foram desenvolvidas a partir deste momento difícil no lado digital, mas também no lado humano . O RH desempenha um papel importante ao ouvir e entender as necessidades dos candidatos/funcionários para facilitar seu desenvolvimento . 

Edição de 2022 e 2023: o que está na lista de desejos do local de trabalho dos funcionários?

Taqui estão algumas constantes quando se trata do que os funcionários estão procurando. Um salário justo e ser tratado com respeito, por exemplo, nunca sairá de moda. Mas o resto da lista de desejos dos trabalhadores sempre foi um pouco mais flexível.

Na era pontocom, por exemplo, as salas de descanso com mesas de pingue-pongue ou pebolim eram cobiçadas. Décadas antes disso, um bom plano de previdência era obrigatório. Hoje, porém, estamos em um mundo pós-pandemia, que tem causado muita reflexão sobre o que é importante para os funcionários. Ao mesmo tempo, a força de trabalho está evoluindo, com a geração Z entrando na força de trabalho, um grupo que agora representa  32% da população do planeta  e pensa de maneira bem diferente dos millennials ou baby boomers.

Então, qual é a prioridade da força de trabalho de 2022 e 2023? Algumas das respostas são bastante óbvias, considerando os últimos dois anos, mas outras são um pouco mais surpreendentes.

O salário, claro, é sempre importante. Justiça e equidade,  diz a Harvard Business Review , serão “as questões definidoras” para as organizações que estão avançando. E uma  pesquisa da Gallup  com mais de 13.000 funcionários dos EUA sobre o que era mais importante para eles viu “um aumento significativo na renda ou benefícios” no topo da lista. Desde 2015, este item passou de prioridade para os trabalhadores do 4º lugar na lista com 41% dos colaboradores citando-o como “muito importante”, para o 1º com 64% dos colaboradores o nomeando como fator crítico na tomada de uma nova trabalho.

Flexibilidade, como você pode suspeitar, é um dado agora também. Se uma empresa conseguiu apoiar o trabalho remoto durante a pandemia, os trabalhadores querem pelo menos ter a opção de continuar trabalhando em casa parte do tempo. E um número crescente quer ter  mais controle sobre as horas que trabalha  todos os dias, tornando-se mais focado em objetivos do que obcecado por relógios.

E, considerando o que todos passamos nos últimos dois anos, também há uma ênfase em fortes pacotes de benefícios que cobrem problemas de saúde mental e não penalizam os trabalhadores que ficam em casa quando estão doentes. Os trabalhadores querem uma cultura de trabalho que enfatize o autocuidado e o bem-estar (e, voltando à expectativa de flexibilidade, eles querem saber que não há problema em tirar um dia de folga para recarregar de vez em quando).

De fato, na  pesquisa Gallup , 61% disseram que valorizam muito a melhoria do equilíbrio entre vida profissional e pessoal e bem-estar pessoal, em comparação com apenas 53% em 2015.

Aqui estão algumas outras coisas que os funcionários esperam encontrar em seu local de trabalho:

Maior segurança no trabalho

Enquanto muitos dos trabalhadores de hoje estão deixando seus empregos e procurando um novo, eles querem que o local em que chegam lhes proporcione alguma paz de espírito sobre seu futuro a longo prazo. Após dois anos de incerteza sobre tudo, desde nossa saúde até nossas finanças pessoais, os funcionários querem locais de trabalho que sejam uma força estabilizadora e constante para eles.

Na pesquisa Gallup, pouco mais da metade (53%) dos trabalhadores disseram estar procurando por empregos com maior grau de segurança do que têm atualmente.

Diversidade e Inclusão

Após os eventos que se seguiram ao assassinato de George Floyd e a ascensão dos movimentos Black Lives Matter e #MeToo, mais trabalhadores estão procurando um local de trabalho que  apoie ativamente a equidade , em vez de apenas dar chavões aos problemas. Os recrutadores, diz Gallup, devem estar preparados para discutir as mudanças e os compromissos que as empresas estão assumindo ou planejando assumir.

Treinamento

A automação está chegando a muitos locais de trabalho – e a pandemia acelerou essa transição. Assim, os trabalhadores querem estar preparados para o futuro e esperam que suas empresas garantam isso. A McKinsey, em um estudo de 2021, descobriu que a automação (e outros fatores) tinha o potencial de acelerar o crescimento anual da produtividade em cerca de um ponto percentual no período até 2024. Isso é mais que o dobro da taxa pré-pandemia. E nos EUA, isso pode significar um aumento per capita de cerca de US$ 17.000.

Mas o truque para isso é estar pronto para aceitar esses novos empregos. E algumas empresas já estão assumindo a liderança. A Unilever, por exemplo, está se comprometendo a gastar US$ 2,8 bilhões por ano para  aprimorar toda a sua força de trabalho global  até 2025.

Felizmente, os trabalhadores muitas vezes só precisam adquirir algumas novas habilidades para mudar completamente de disciplina, de acordo com um estudo do Fórum Econômico Mundial. E em um aperto, o trabalhador médio  pode ser requalificado  para uma função totalmente diferente em apenas seis meses.

‍‍

Fontes :

https://www.nasdaq.com/articles/2022-and-2023-edition%3A-whats-on-employees-workplace-wish-list

Workplace trends: Corecom’s predictions for 2023

https://www.whire.net/post/2023-hr-recruitment-trends

https://innotechtoday.com/what-trends-will-have-the-biggest-impact-on-remote-work-in-2023/

https://www.hotcoursesabroad.com/study-abroad-info/career-prospects/in-demand-skills-for-careers-in-2023/

https://en.wikipedia.org/wiki/Great_Resignation

https://hbr.org/2022/03/the-great-resignation-didnt-start-with-the-pandemic#:~:text=In%202021%2C%20according%20to%20the,being%20called%20the%20Great%20Resignation.

https://financesonline.com/recruitment-trends/

https://recruitment.com/future/future-of-recruiting

https://www.forbes.com/sites/jackkelly/2022/02/24/recruiting-trends-for-2022-include-a-focus-on-diversity-employee-branding-data-and-the-candidate-experience/?sh=428d25fbdb4b

https://www.pageuppeople.com/resource/key-recruitment-trends-for-2022/

https://www.techtarget.com/searchhrsoftware/definition/talent-pool

https://hbr.org/sponsored/2022/02/to-overcome-talent-shortages-many-companies-are-creating-their-own-recruitment-pipelines

https://findstack.com/remote-work-statistics/

https://www.glassdoor.com/employers/blog/most-important-employer-branding-statistics/#:~:text=86%25%20of%20employees%20and%20job,company%20with%20a%20bad%20reputation

https://bestcompaniesaz.com/workplace-diversity-trends/

https://blog.vantagecircle.com/diversity-and-inclusion-trends/

https://www.statista.com/statistics/1258612/global-employment-figures/

https://www.forbes.com/sites/gradsoflife/2022/03/31/3-ways-companies-can-advance-diversity-equity–inclusion-beyond-their-own-four-walls/?sh=2c68c0ff3721

https://www.talentlyft.com/en/resources/what-is-candidate-relationship-management-crm

https://www.g2.com/articles/recruitment-statistics

https://www.techtarget.com/searchhrsoftware/feature/7-tips-to-boost-employee-referrals

https://f.hubspotusercontent00.net/hubfs/552700/2020%20Referral%20Programs%20Benchmark%20Report.pdf

https://blog.coursera.org/soft-skills-stats-need-know/

https://blog.trello.com/hubfs/Managers%20Here%20Are%20The%207%20Stages%20Of%20Growing%20A%20Successful%20Remote%20Team.gif

https://c.tenor.com/mXOUgDv_f8UAAAAC/lazy-lazy-employee.gif

https://c.tenor.com/V4v05r5WG_MAAAAC/bradley-cooper-you-have-poor-social-skills.gif

https://thumbs.gfycat.com/InconsequentialBreakableFinnishspitz-size_restricted.gif

https://25.media.tumblr.com/dcc0427049caa630a6cecf097255e70c/tumblr_mkg5iiffA01s6gylgo1_500.gif

https://i.pinimg.com/originals/f9/e7/5f/f9e75fdc6ed1649cd8c1fed3340c5baf.gif

https://1951043.fs1.hubspotusercontent-na1.net/hub/1951043/hubfs/Disabilities_Final.gif?width=436&height=255&name=Disabilities_Final.gif

https://i.pinimg.com/originals/2f/53/84/2f5384c5615e7a26052cc1879d4d9ce7.gif

Ajude esse conteúdo a chegar para mais pessoas!
Sobre a autora

Gabriele Beck é fundadora da Skills do Futuro, mentora, treinadora e especialista em desenvolvimento humano. Apaixonada por tecnologia, educação digital e transformação, inspira pessoas a transformarem o mundo em um lugar melhor para todos vivermos em harmonia.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>