fbpx

As tendências macroeconômicas têm impacto direto na posição de caixa das empresas. E no apetite de investir em projetos estratégicos de longo prazo. Simplificando, quanto maior a incerteza, menor o caixa. E, infelizmente, 2023 não será um ano em que finalmente poderemos acabar com a incerteza. 

As pressões inflacionárias, os emaranhados da cadeia de suprimentos e o declínio da confiança do consumidor estão alimentando o fogo. Portanto, os CFOs precisam encontrar maneiras de economizar dinheiro. E cortar o café na sala de descanso pode não ser suficiente! A escolha natural provavelmente serão os projetos de transformação digital devido à sua natureza cara e arriscada. A menos que esses projetos possam ajudá-los a economizar dinheiro.

Essas tendências também impulsionarão a indústria de software empresarial. Como? Bem, há dois fatores que provavelmente terão implicações arquitetônicas para as empresas. Primeiro, os fornecedores de software corporativo alinharão seus lançamentos de recursos com as prioridades dos clientes. Em outras palavras, os recursos que ajudarão seus clientes a economizar dinheiro. 

Em segundo lugar, com as perspectivas de investimento mais restritas, os fornecedores de software corporativo terão dificuldades para obter receita e financiamento. Então eles vão lutar para se manter à tona e ficar desesperados! Isso oferece uma oportunidade extremamente atraente para os investidores comprarem ativos deprimidos. Além de uma chance de remover ineficiências (e recursos concorrentes) e impulsionar o crescimento por meio da consolidação. 

Coletivamente, esses recursos impulsionarão as tendências de transformação digital em 2023. E este artigo ajudará você a planejar seus projetos de transformação digital. Também é importante saber essas tendências, pois elas direcionarão os níveis de suporte de seus contratos novos ou existentes. Animado para ver a lista agora?

1. Mudança De Perspectiva De Transformação Focada No Crescimento Para Redução De Custos

As transformações com foco em custo provavelmente serão uma das principais tendências de transformação digital para 2023. A diferença entre projetos de transformação com foco no crescimento e economia de custos? Pense em P&L e visualize o item de linha afetado por esses projetos. Aqueles que focam na seção de despesas do P&L provavelmente serão aprovados. Exemplos? Redução de headcount ou oportunidades de automação.

Mudando para a nuvem ou usando tecnologias nativas da nuvem ? Sim, eles ajudam a gerar economia de custos, pois reduzem os gastos de CapEx de curto prazo. Além de disponibilizar caixa no curto prazo.

2. Interrupções Na Cadeia De Suprimentos E Estratégias De Mitigação

As interrupções na cadeia de suprimentos exigirão que as empresas avaliem sua única fonte de suprimento. Isso conduzirá o processo e as mudanças arquitetônicas, dependendo do impacto da interrupção da cadeia de suprimentos. Os prazos de entrega aumentados (e a imprevisibilidade com o fornecimento) irão impulsionar a necessidade de rastreabilidade de rede e dados de desempenho do fornecedor.

O que mais? Os OEMs exigirão que seus fornecedores realizem previsões conjuntas. E isso exigirá que os fornecedores compartilhem mais dados com seus OEMs – e enviem avisos antecipados para quaisquer exceções. Essas mudanças exigirão que os sistemas sejam pré-integrados com sistemas OEM (incluindo conectores pré-construídos que permitirão que fornecedores e fabricantes colaborem facilmente).

3. Redução Da Exposição Geopolítica Em Processos E Sistemas Operacionais

A pressão geopolítica levará à realocação de armazéns e fábricas. E adquirir peças de locais que podem não ser tão suscetíveis à instabilidade geopolítica. As empresas também podem produzir componentes críticos internamente – para reduzir o risco de instabilidade geopolítica. 

Então, como isso afetaria os projetos de transformação digital? Eles são susceptíveis de conduzir mudanças de processo e religação de sistemas. E é por isso que a redução da exposição geopolítica será uma das grandes tendências da transformação digital para 2023.

4. Pressões De Custo Impulsionando A Mudança De Grandes Sistemas De ERP Para O Mercado Intermediário

O planejamento para os próximos 5 a 10 anos não é incomum com sistemas ERP. Mas quando você tem tanta incerteza no mercado, suas previsões podem falhar. As previsões baseadas nas suposições das expectativas pré-COVID não são mais verdadeiras. E nem as expectativas de capacidade operacional. Portanto, as empresas que compraram sistemas em excesso com essa previsão em mente precisarão degradá-los. 

Por quê? Custos de licenciamento mais altos (cobrados por OEMs para sistemas maiores ). Isso pode consumir o dinheiro disponível. E margens. Essa tendência impulsionará a venda de licenciamento de sistemas de mercado intermediário em 2023 – muito mais do que os sistemas maiores.

https://youtube.com/watch?v=6Fb7GsjO6c4%3Ffeature%3Doembed

5. Industry4.0 E Edge Computing

As iniciativas da indústria 4.0 e da computação de borda têm o potencial de melhorar a eficiência operacional. Como? Através do aumento da produção de cada máquina. Substituindo trabalhadores remotos responsáveis ​​pela manutenção de dispositivos remotos. Ou reduzindo o desperdício dos processos existentes.

À medida que a adoção da indústria 4.0 aumenta, eles exigirão que tecnologias compatíveis sejam pré-integradas. E isso pode alterar o escopo dos sistemas existentes na arquitetura corporativa (devido à mudança na arquitetura e nos requisitos de dados ).

6. Surgimento De Consultores Independentes

À medida que as empresas se tornam conservadoras com seu apetite por risco e investimentos, elas não podem falhar em suas iniciativas de transformação digital (devido a conflitos de fornecedores e tecnologias sobrepostas). Além disso, com os canais em constante crescimento, o papel de uma arquitetura empresarial e independente de fornecedor será ainda mais relevante. 

E, portanto, o papel dos consultores independentes continuará entre as tendências de transformação digital em 2023. Por quê? Porque podem reduzir substancialmente os riscos de implementação e integração de ERP para as empresas. Risco muito menor do que trabalhar diretamente com fornecedores de tecnologia. Sem mencionar a carga de trabalho reduzida para seus principais interessados ​​(por quê? A falta de experiência dos fornecedores de tecnologia com processos de negócios requer mais tempo com transferência de conhecimento para iniciar projetos de implementação). 

7. Headless Commerce E Composable Architecture

A adoção de arquitetura componível e headless, web3.0 e Metaverse provavelmente será mais lenta (devido à sua natureza focada no crescimento). Seria semelhante para as empresas independentemente do seu tamanho? É provável que as empresas maiores ainda invistam pesadamente nessas tecnologias. Por quê? Porque os ajuda a se diferenciar de seus concorrentes menores – e conquistar sua participação no mercado. 

A implementação dessas tecnologias teria implicações nos sistemas e processos dos fornecedores? Sim, o modelo de interação para os fornecedores menores mudará. O que mais é provável que mude? Os requisitos para que seus fornecedores forneçam uma experiência semelhante. O resultado? Ele conduzirá a arquitetura corporativa e o escopo dos sistemas ERP.

https://youtube.com/watch?v=I7wUrQXCNck%3Ffeature%3Doembed

8. Experiência Omnicanal

As empresas tradicionais com localizações físicas tratavam seus sistemas ERP como uma função de back-end (principalmente para relatórios financeiros). Com as expectativas omnichannel, essa arquitetura não é mais suficiente. 

nova arquitetura exige o crescimento do papel dos sistemas ERP . Uma atualização completa! Além de aumentar o escopo da camada de PDV integrado para incorporar mais canais e sistemas. Essas mudanças arquitetônicas direcionarão o escopo e os recursos necessários nos sistemas ERP.

9. ERP Pré-Integrado E Bolt-Ons

A integração e os complementos que impulsionam a complexidade da arquitetura corporativa são talvez os elementos mais arriscados dos projetos de implementação de ERP. Bem, se não for o mais arriscado, provavelmente após o desenvolvimento personalizado (como projetar seu ERP do zero!). Portanto, qualquer integração personalizada provavelmente será um obstáculo em 2023. E os melhores aplicativos SaaS ( eCommerce , POS, WMS, PIM, portais de fornecedores) e fornecedores de hardware (pense em sistemas ASRS, máquinas de venda automática, CNC e máquinas de agrupamento ) se concentrará na pré-integração de seus aplicativos.

Já vimos cenários como fornecedores de ERP comprando fornecedores de MES. E fornecedores de hardware comprando EAM e soluções de qualidade (na esperança de fornecer soluções pré-integradas). As consolidações orientadas por PE também impulsionarão as ofertas pré-integradas entre as empresas de seu portfólio.

10. Automação Do Fluxo De Trabalho

As tecnologias de automação de fluxo de trabalho estão tornando mais fácil para os usuários corporativos codificar fluxos de trabalho ad hoc (que normalmente seriam feitos manualmente ou por meio de planilhas). Essas tecnologias ajudam a promover a consistência com os processos operacionais – e evitam problemas de integridade de dados. 

O resultado? Ele ajuda as empresas a economizar dinheiro com eficiências de processo adicionais (e esforços administrativos reduzidos). Devido à sua natureza focada no custo, é provável que permaneçam relevantes em 2023.

11. Aumento De Mercados De Terceiros E Proprietários

A maioria das grandes empresas de PE está otimista com as startups focadas em plataformas. Existem vários modelos de negócios orientados para o mercado que continuarão a crescer em 2023. 

Eles incluem uma rede de fornecedores para que os profissionais de compras encontrem peças facilmente. Um mercado para fornecer oportunidades de extensão de canal, semelhante à Amazon. Ou um marketplace 3PL para aumentar a capacidade operacional sem investir em estoque físico e logística. Esses mercados impulsionarão a complexidade da arquitetura corporativa (e o escopo dos sistemas ERP).

12. Operações Orientadas Por IA E Experiência Do Usuário

Os algoritmos de IA e ML também serão capazes de detectar anomalias que causam problemas de adoção e planejamento de ERP. Além de melhorar a experiência do usuário por meio de mecanismos de fluxo de trabalho previsíveis. Isso fará com que os sistemas mais novos melhorem a rastreabilidade da cadeia de suprimentos e a depuração mais rapidamente. 

Em suma, reduzindo o tempo total de treinamento dos usuários e aumentando a eficiência operacional. Devido a essas melhorias, os sistemas nativos de nuvem mais novos continuarão a ser adotados até 2023.

13. Desenvolvimento E Retenção De Talentos

A competição por talentos continuará a impulsionar a substituição de sistemas ERP legados por sistemas modernos, otimizados para dispositivos móveis e nativos da nuvem . 

E quanto à abordagem para seleção e implementação? Sim, eles podem precisar mudar sua abordagem tradicional de cima para baixo e envolver a participação dos usuários no processo de seleção – para garantir a adoção e retenção.

14. Maturidade Da Cibersegurança

Os problemas de segurança cibernética em grande escala continuarão a surgir devido ao aumento da superfície de ataque – e conduzirão a mudanças na arquitetura e nas interfaces. Sistemas legados como instalações AS400 ou ECC de empresas familiares (com milhões de linhas em desenvolvimento personalizado sobre esses sistemas – e sem suporte ativo e contratos de atualização do OEM) são mais propensos a esses ataques.

Os fornecedores de ERP de ecossistemas de produtos “moribundos” – onde a manutenção de patches de segurança cibernética pode ser maior do que a receita de licenciamento – provavelmente se aposentarão. E os fornecedores de ERP podem empurrar seus clientes para sistemas baseados em nuvem (devido ao aumento da responsabilidade legal para eles com essas tecnologias desatualizadas).

15. ESG, Sustentabilidade E Faturamento Eletrônico

A faturação eletrónica e os padrões ESG são bastante imaturos na maioria dos países. E à medida que os governos desenvolvem uma melhor compreensão de suas próprias necessidades, é provável que mudem. E é provável que isso tenha um impacto nos requisitos de relatórios de diferentes países. As mudanças governamentais e políticas também podem ter um impacto sobre esses requisitos. 

Alguns desses requisitos são tão complexos (tão diferentes que a maioria dos pacotes de ERP padrão pode exigir milhões de dólares com personalização) que podem ser decisivos para sua seleção e implementação de ERP. Portanto, a implementação global exigiria uma análise cuidadosa desses requisitos em cada país. E seu impacto em cada transação e modelo de dados. Em 2023, os sistemas ERP precisarão fazer um jogo de recuperação à medida que esses requisitos evoluírem.

Palavras Finais

2023 não será o ano para atrair seus CFOs com o discurso de “hype da transformação digital” . Seu papel será o de economizar cada centavo na organização. E as transformações focadas em custos provavelmente serão o tema do ano para as tendências de transformação digital. 

Algumas pessoas podem argumentar que a era do ERP e dos aplicativos integrados acabou. Em vez disso, é o oposto. Em 2023, as soluções vão estar ainda mais integradas. E vários aplicativos de ponta podem ser consumidos por grandes fornecedores de software corporativo. Portanto, pode ser mais difícil definir o que realmente é um “ERP” . Ainda não tenho certeza de como me sentir em relação a 2023, mas os aplicativos pré-integrados provavelmente melhorarão a taxa de sucesso das implementações de ERP. Um sinal positivo de encorajamento pessoalmente para mim. E espero que seja para você também.

Quais são os grandes temas das tendências de transformação digital para 2023?

2023 não será igual aos anos anteriores – devido à expectativa de recessão. Em vez de transformações focadas no crescimento, é provável que as empresas se concentrem em transformações focadas nos custos. E as tendências de transformação digital serão impulsionadas por isso.

Como as iniciativas de transformação digital focadas em custos são diferentes das focadas em crescimento?

Como os gerentes de TI podem ter sucesso com os pitches de transformação digital em 2023?

Ajude esse conteúdo a chegar para mais pessoas!
Sobre a autora

Gabriele Beck é fundadora da Skills do Futuro, mentora, treinadora e especialista em desenvolvimento humano. Apaixonada por tecnologia, educação digital e transformação, inspira pessoas a transformarem o mundo em um lugar melhor para todos vivermos em harmonia.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>